Altas Habilidades e SuperdotaçãoCrianças EspeciaisInclusão SocialTranstorno do Espectro Autista (TEA)

Superdotação e o mito social da genialidade

Por Mari, mãe da escola 22 "A superdotação que você não vê."

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Superdotação é uma característica bem  subestimada pela sociedade, será que todos as pessoas superdotadas são gênios?

O fato inegável é que nem todo o superdotado é gênio, mas, possivelmente, todo o gênio é superdotado. A partir daí, a salada mista para os rótulos, partem de todo o lugar. Vem de reportagens, filmes, séries, postagens, matérias no início do ano dizendo que o adolescente, filho de agricultores lá de Pirapora da Joaninha, passou em primeiro lugar no vestibular de medicina. Você já reparou? O sistema não colabora para uma discussão ampla e do que de fato é a superdotação.

Superdotação vai muito além de uma capacidade extraordinária acadêmica, que existe sim, em uma das mais de dezenas de perfis relacionados à superdotação. A acadêmica é a mais explorada, falada e vista pela sociedade, mas ela pode se apresentar de várias maneiras e superdotação não tem nada a ver com excelente performance acadêmica, a não ser que você tenha o perfil acadêmico. Superdotação é uma experiência de vida cheia de nuances e intensidades, e quem está fora desse contexto tem uma certa dificuldade em compreender a intensidade de muitas coisas, inclusive, a emocional, a qual traz grandes prejuízos caso não seja devidamente acolhida pelo sistema em que esse superdotado vive.

Perfis da superdotação

A superdotação pode se apresentar por diversos perfis além do acadêmico.  Existe o perfil produtivo-criativo, que é o oposto do acadêmico (que se nutre do conhecimento pré-existente). O criativo é o fora da caixa. O que existe para ele não faz sentido, quer tudo diferente, remodelado, recriado, contesta, se opõe e faz aquele afronte aos “encaixotados”. Imagina esse “neném” na escola? Rejeitado até o doutorado…hahaha. Temos o perfil intelectual, que tem um alto julgamento crítico, uma fluência impressionante de pensamentos, uma flexibilidade e alta habilidade para resolver problemas. O perfil psicomotor-cinestésico, que tem uma capacidade surreal em atividades físicas e psicomotoras. Apresenta muita coordenação motora, agilidade e resistência muito fora da curva. Foco e disciplina são lemas para eles, quando interessa, claro.

E temos uma grande lista de outros talentos, incluindo artistas, artistas plásticos, jogadores, poetas, escritores, entre outros, que têm uma extraordinária alta habilidade dentro de sua área de interesse, que não necessariamente está no boletim escolar. Muito pelo contrário, os perfis que se opõem ao sistema e trazem novas releituras para suas áreas de interesse, normalmente têm um péssimo desenvolvimento escolar, devido a escola e sua forma de apresentar o conteúdo não fazer muito ou nenhum sentido para eles.

Desafios

Essas crianças têm um grande desafio no contexto escolar, onde a demanda está na “régua da igualdade”, pois a maioria precisa de um estímulo secundário para apresentar uma performance acima do esperado, e o sistema, obviamente, não está interessado nesse estímulo. O superdotado é o contrário. Ele é o estímulo para o outro lado, logo o outro lado não quer ser afrontado. É um jogo de xadrez complexo, mas que estou disposta, aqui, a mudar e trazer reflexão. Seu filho (a) pode não ler precocemente, não ser o top 1 da sala e não tirar 10 em todas as provas (ou em nenhuma) e ser superdotado mesmo assim.

Porque superdotação NÃO É EXATAMENTE ISSO ou apenas esse formato mencionado acima. Temos componentes, e esses podem ser alguns deles e não são para todos e não estão presentes em todos. A intensidade emocional dessa criança e desse adolescente deve ser olhada com muita atenção, pois a demanda por respostas e anseios sobre aspectos gerais da vida se iniciam muito precocemente. E, com a falta de suporte devido, o mundo torna-se pesado para se compreender e temos um sistema nada acolhedor.

O que é a superdotação então?

Superdotação não é um transtorno e sim uma condição do neurodesenvolvimento.

Não é doença, não tem CID e não tem remédio. Superdotação não se adquire, você nasce com ela e ser superdotado não é carregar a carteirinha de adoecimento futuro. O que adoece o superdotado é o ambiente que ele está inserido e não a superdotação em si. Que fique claro isso!

Para saber se você é ou não um superdotado perdido por aí, procure especialistas e parta para uma avaliação neuropsicológica SÉRIA e com quem tem formação e especialização em superdotação.

Infelizmente há muitos profissionais sem esse foco e que não estão preparados para avaliarem de maneira adequada e segura. O que leva, consequentemente, a diagnósticos equivocados que causam grandes transtornos ao longo da vida.

Imagina um diagnóstico errado com uso de medicação? Não se dá remédio para superdotação. Existe uma linha tênue de características entre superdotação e transtornos e se o especialista não tiver um olhar refinado, aí pode ser uma grande cilada, BINO !!!

Attenzione Pickschools e Pickescolas !!! E, assim, cria-se o MITO sobre o que é ser superdotado.

Vamos abrir esse Herbert Richers repaginado com uma leitura correta do que de fato é a superdotação aí, vai?

Nos conte o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós!

Por Mari do @mae.na.escola.22

Curadoria: Cilene Cardoso do Grupo Crescer Feliz

8 Comentários

    1. Olá Rodrigo, que bom que você gostou. Nosso objetivo é ajudar as famílias com informações sempre. Semana quem vem tem mais, aguarde!

  1. Ótima matéria, excelentes esclarecimentos!
    Realmente é um tema que simplesmente não é falado.
    Por isso estamos sempre acreditando nos mitos…
    Super dotados = Gênios

    * Obrigada por nos esclarecer e dar uma luz sobre o tema.
    Parabéns 👏👏👏

    1. Olá Marlene, obrigada pela sua opinião. O melhor de tudo é saber por nossos leitores que estamos pelo caminho certo. Temos que desmistificar essa genialidade.

  2. Olá Mari,
    Gostaria de parabenizá-la por este artigo e pelo trabalho que vem fazendo, pois contribui muito para pais, educadores e todas as pessoas leigas no que tange ao assunto Superdotação.
    O olhar e o movimento que a escola, os profissionais e a própria família e todos da sociedade devem ter para estimular e orientar da melhor forma, com olha individual, atrativo e com respeito faz toda a diferença.
    Muito esclarecedor e de grande reflexão, eu mesma pensava que todos super dotado sempre tinha um grande rendimento escolar em tudo.

    1. Que bom que gostou, reportaremos seu comentário para a Mari, receber os comentários de vocês nos ajudam a saber que estamos andando pelo caminho certo, juntos nós do Crianças Especiais e o Grupo Crescer Feliz. Essa aliança entre nós e a participação de vocês nos ajuda a continuar. Obrigada!

  3. Gostei muito do texto, além de esclarecedor, aguça nossa curiosidade sobre esse tema tão importante, mas que infelizmente ainda não tem a relevância que merece… parabéns! ♡

    1. Olá Camilla, que bom que gostou, sua opinião é muito importante para nós. Trabalhamos sempre para divulgar esse tema que poucos falam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo