Deficiência

Covid-19 pode causar a síndrome de Guillain-Barré

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Desde o início de 2020, quando os casos de coronavírus começaram a aparecer, já são milhares de mortos e infectados por todo o mundo. No Brasil já são mais de 540 mil mortos até o momento, e muitos casos confirmados, fora os que nem foram contabilizados nas estatísticas. Hoje, após pouco mais de 1 ano de pandemia, estamos na reta final da vacinação da população, porém ainda assim, com muitas mortes, pessoas ainda se negam a vacinar.

Mesmo com a vacinação já bem avançada, algumas variantes do vírus já foram descobertas e muitas complicações pós covid têm surgido. Uma síndrome que pode ser causada pela Covid-19 é a síndrome de Guillain-Barré (SGB), que é relativamente conhecida, onde o sistema imunológico é afetado de forma que reage a uma ameaça atacando as células do sistema nervoso.

Síndrome de Guillain-Barré

A síndrome geralmente se manifesta apresentando dormência e formigamento nos pés, causando também dores, podendo espalhar pelas pernas, e em casos mais isolados para o restante do corpo. Em casos mais graves da síndrome, o paciente pode sofrer paralisia. Casos desses foram identificados em pacientes de covid-19 desde o início da pandemia, e podem ocorrer em outras contaminações virais e bacterianas semelhantes ao coronavírus.

Recentemente, houveram suspeitas por parte de especialistas, de que algumas vacinas contra a covid-19 podem levar à SGB. A Anvisa receber cerca de 35 avisos sobre essas suspeitas até meado desse ano, e pediu para que a doença fosse incluída como efeito adverso das vacinas. Até o momento, somente a Janssen atendeu ao pedido.

Marcos Yu Bin Pai, que é um médico especialista em acupuntura, diz que ‘’há evidências de que a SGB é uma reação autoimune, em que o corpo produz direcionados à mielina que protege os nervos’’, e explicou que as vacinas podem acabar gerando essa reação no indivíduo, como forma de acelerar o sistema imunológico.

Efeitos semelhantes já foram contabilizados após vacina da gripe. Todo ano, a cada 100 mil pessoas, pelo menos 3 desenvolvem a síndrome de Guilain-Barré, sendo que a vacina da gripe causa a doença em duas pessoas a cada milhão de imunizados. Embora a relação com a covid-19 e a vacinação não sejam totalmente comprovadas, acredita-se que se trata do mesmo caso.

Caso tenha dúvidas, até 48 horas após a vacina podem surgir sintomas, que são eles: Formigamento e perda da sensibilidade em membros inferiores, fraqueza constante, dor e queimação e em casos mais graves a paralisia completa.

Lembre-se de deixar o seu comentário. Ele é muito importante para a nossa equipe e sempre ajuda no diálogo de temas com relevância para a nossa sociedade.

Fonte: Folha UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo