Geral

Tem reações alérgicas com tudo? Pode ser uma síndrome rara

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Reações alérgicas a tudo pode realmente ser uma síndrome rara. Então, se você tem um filho é tomar cuidado constante. Uma criança nem sempre relatar o que sente na intensidade real, ou dizer que o que está sentindo pode ser grave, por esse motivo, médicos pediátricos devem possuir muita atenção em seu trabalho, para que possam identificar sintomas que a criança talvez não soube relatar e examinar bem o paciente para descartar qualquer gravidade. Devemos sempre estar atentos a pequenos sinais que os corpos das crianças podem apresentar.

Reações alérgicas e a síndrome rara de Stevens-Johnson

ASíndrome de Stevens-Johnson, que é muito rara, é causada por certa hipersensibilidade na pele. Pelo menos 15 mil pessoas em todo o mundo sofrem com a síndrome que não tem cura.

Os pacientes que sofrem com essa síndrome precisam estar sempre atento com medicamentos ingeridos, por conta de possíveis reações na pele ou órgãos internos também.
Isso é porque o remédio pode acabar induzindo uma reação exagerada da imunidade, o que acaba por destruir células epiteliais da pele e mucosas.

‘’A síndrome caracteriza-se por uma erupção vermelha na pele, com formação de bolhas ou consequente descolamento da pele’’, explica a dermatologista Fernanda Margonari, que atende na clínica Supreme.

Cerca de 20% até 30% do corpo do paciente pode ser afetado, nesses casos acabam sendo considerados mais graves. Em casos como esses, é necessário a internação na unidade de terapia intensiva para o tratamento dos ferimentos, considerados necrólise epidérmica.

A síndrome de Stevens-Johnson precisa de cuidados intensivos e constantes. É estimado que pelo menos 5% dos pacientes morrem em decorrência de complicações. É bom que a síndrome seja diagnosticada cedo, ainda na infância, e para isso, é importante ficar atento aos sintomas. São eles:

– Febre
– Dores de cabeça e alterações hepáticas
– Mucosas no trato gastrointestinal e genital
– Inchaço no rosto e dispineia
– Queimação nos olhos e pele, assim como feridas nos lábios
– Vermelhidão e bolhas na pele

Os sintomas são como de alergia, porém seria como se tivesse alergia a tudo, o que sairia do normal e você perceberá que há algo de errado.

O diagnóstico ainda não é dado por meio de exames laboratoriais, mas sim durante a consulta, onde o médico irá analisar possíveis medicamentos que estão sendo usados e fará a análise das lesões visíveis.

O tratamento varia de acordo com a gravidade, mas é similar ao tratamento de pessoas que sofrem algum tipo de queimadura.

Lembre-se de deixar o seu comentário. Ele é importante para a nossa equipe e sempre ajuda no diálogo.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo