Você sabe o que é o Passe Livre Interestadual?

PASSE LIVRE é um programa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação. Ele garante a pessoas com deficiência e comprovadamente carentes o acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco.

Agora, você poderá solicitá-lo  ou renová-lo sem sair de casa. Será necessário apenas que o solicitante ter acesso à internet, pelo celular, lan house (locais que oferecem internet) ou computador.

O benefício é destinado as pessoas com necessidades especiais e comprovadamente carentes.

Para tanto, basta requerê-lo por meio da internet.

O programa que garante a gratuidade no transporte coletivo interestadual a este público. Ele conta com um site adaptado aos principais padrões internacionais de acessibilidade. Ele traz soluções que permitem uma navegação livre e sem limitações às pessoas com deficiência.

Veja como solicitar seu passe livre pela internet:

1.Verifique se tem direito ao Passe Livre

Segundo o Ministério dos Transportes, são consideradas pessoas carentes aquelas que pertencem a uma família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa. O cidadão deve somar todos os ganhos da casa, como salários, pensões e aposentadorias, e dividir o resultado pelo número total de membros da família, inclusive os sem renda e crianças.

Já para comprovar a deficiência, é necessário apresentar um documento padrão do Sistema Único de Saúde (SUS), chamado Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre. Ele deve ser preenchido e assinado por um médico com especialização na área da deficiência e um outro profissional de saúde, como enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros.

2. Junte e escaneie os documentos necessários

Na inscrição pela Internet, é necessário ter em mãos o número de CPF pessoal, dos familiares e do acompanhante, caso possua.

É preciso digitalizar uma foto 3×4, o documento de identificação, como RG, e também o Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre, pois eles serão exigidos para a conclusão da solicitação.

Se o requerente é um menor de idade e o pai ou mãe não forem os responsáveis legais, é necessário que seja encaminhado o Termo de Tutela ou Curatela.

Obs: Contudo, é recomendado o preenchimento dos formulários somente após visita à sessão DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

3.  Preencha o cadastro no site

No portal de cadastro do Passe Livre, insira o número do CPF e preencha todo o formulário eletrônico. Informe a documentação, endereço, renda e outras informações. Feita essa etapa, insira nos respectivos campos os documentos digitalizados (foto 3×4, documento de identificação e atestado) e clique em Enviar para Análise. Depois, é só esperar o Passe Livre chegar no endereço informado no cadastro!

Todavia, todo o processo pode ser feito eletronicamente, desde o preenchimento dos formulários padrão do Passe Livre até o envio dos documentos, do atestado médico e da foto 3×4. Com isso, o interessado pode escolher se vai fazer a solicitação manual ou via web. Além disso, o mesmo procedimento também pode ser feito por quem deseja renovar o benefício.

Dica: Usar o Internet Explorer, porque algumas vezes o site não abre no Google Chrome.

Informações e Reclamações

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA
Posto de Atendimento: SAN Qd. 3 Bl. N/O Térreo do Edifício do DNIT, na L2 Norte, Caixa Postal: 9.600 – CEP: 70040-976 Brasília – DF
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 3329-9068/ 2029-8035
Horário de atendimento presencial: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Horário de atendimento telefônico: de segunda a sexta, das 8h às 20h

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

http://www.brasil.gov.br


Passe Livre Interestadual pela internet. Como posso adquirir?


Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *