Doenças Raras

O que são os Tumores Neuroendócrinos (TNEs) e seus sintomas

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Chamados de Tumores Neuroendócrinos, ou apenas por TNEs, são tipos de tumores poucos comuns que podem desenvolver-se em qualquer parte do organismo humano em decorrência do crescimento sem controle das células do sistema neuroendócrino (dos hormônios).

Embora possam aparecer em qualquer região do corpo humano, acontecem com uma maior frequência no sistema digestivo, no pâncreas e nos pulmões, podendo ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosas).

Normalmente são pequenos e vão crescendo vagarosamente com o passar dos anos — apesar de alguns deles poderem crescer de uma forma muito rápida.

Falando em um modo geral os Tumores Neuroendócrinos apenas apresentam sinais após terem crescido e espalhado-se pelo corpo. Quando são descobertos, mais de 50% já espalharam-se pelo para outras partes do organismo.

Os Tumores Neuroendócrinos são difíceis de serem diagnosticado, pois em geral eles não manifestam nenhum sinal — ou apenas sintomas que não são específicos — e são desconhecidos inclusive pela maior parte dos profissionais de saúde. Devido a isso, são simbolizados por uma zebra.

Este tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer conhecidos e acontece igualmente em mulheres e homens. A grande parte dos diagnóstico acontece entre os 50 e 60 anos de idade.

Os Tumores Neuroendócrinos Gastrointestinais (TNEs GI) e os Gastroenteropaticos (TNEs GEP) também são conhecidos como Tumores Carcinoides.

Sistema Neuroendócrino

Também é bastante conhecido como o sistema hormonal, é formado por neurônios e células glandulares que liberam no sangue os hormônios que regulam o funcionamento de diversos órgãos vitais e as funções corporais específicas, como o metabolismo, o crescimento e a reprodução.

Os sintomas mais comuns da Tumores Neuroendócrinos são:

Diarreia;
Rubor da pele;
Inchaço;
Dores no estômago;
Chiado;

Alguns sinais também pode ocorrer quando os Tumores Neuroendócrinos Gastrointestinais liberam no fluxo de sangue uma quantidade em excesso de hormônios — como serotonina, histamina, somatostatina e outros.

O tratamento para os Tumores Neuroendócrinos vai depender principalmente do lugar em que eles se encontram, se a doença se espalhou para outras áreas do organismo e se o câncer está secretando hormônios e está responsável pelos sintomas.

O procedimento cirúrgico é feito na grande parte dos casos da doença. Em outros, há tratamentos médicos para atenuar os sintomas e para controlar o crescimento dos tumores. A radioterapia também pode ser usada bem como a quimioterapia. Também existem casos em que não é dado nenhum tipo de tratamento, porém o paciente é monitorado regularmente, e esse procedimento é chamado de espera atenta.

Fonte: Grupo Onco Clínicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo