Doenças Raras

O que é Sarcoma de Partes Moles, causas, sintomas e tratamentos

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Sarcoma de Partes Moles é um conjunto específico de tumores que são localizados nas estruturas como os vasos sanguíneos, músculos, linfáticos, tecido gorduroso, nervos, cartilagem, pele e tendões. Os sarcomas de partes moles são compostos por um grupo de heterogêneo de tumores malignos que representam cerca de 1% dos caos de câncer em pessoas na fase adulta. Embora apresente um pouco de incidência na fase da infância, essa doença é muito mais comum em pessoas adultas, sobretudo as em uma faixa etária de mais de 50 anos de idade. No país, a estimativa que esse tipo de câncer acometa, em média, cerca de 2.8 pessoas para cada 100 mil habitantes.

O que causa essa doença, ainda é desconhecido na grande parte dos casos. Mas, existem alguns fatores de riscos que podem aumentar a possibilidade dessa doença desenvolver-se. Os trabalhos científicos mostram que alguns destes fatores podem acabar afetando o DNA das células dos tecidos de partes moles.

No geral, mais da metade dos sarcomas inicialmente aparecem na região dos braços e das pernas. O paciente com a doença, na maioria das vezes, é acometido por um caroço, que não causa nenhum tipo de dor, porém começa a crescer durante semanas ou até meses. Os tumores, dependendo do caso, podem também causar dores, obstrução intestinal ou sangramento digestivo. O sarcoma pode começar na região abdominal, do pescoço, do tórax ou ainda no pescoço.

Os principais sintomas do Sarcoma de Partes Moles são:

Nódulo em desenvolvimento em qualquer região do corpo humano;
Sangue ao vomitar ou em suas fezes,
Fezes mais escuras que o normal;
Dor na região do abdômen que vai piorando com o passar do tempo.

Os principais tratamento para essa doença são a radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e procedimento cirúrgico. Por tratar-se de uma doença rara, órfã e heterogênea, que se manifesta em mais de 50 subtipos diferentes, o tratamento é bastante complexo.

Existe uma dificuldade também no desenvolvimento e pesquisa de remédio que possam atuar com uma grande eficácia nas formar diferentes da doença. Por conta disso, há 40 não surgiam remédios que conferissem o aumento de sobrevida global em comparação com a doxorrubicina (o tratamento padrão).

A expectativa é de que esse tipo de câncer raro agora possua um tratamento que possa realmente ter um impacto na vida do paciente com a doença. Com aprovação nos Estados Unidos e na Europa, o olaratumabe, passou a ser considerado como um tratamento padrão de primeira linha, em associação com a doxorrubicina. Essa opção para tratar a doença pode mudar o cenário do sarcoma de partes moles e deve chegar ao mercado do país no ano de 2018.

Fonte: Oncoguia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo