Geral

O que é o colar de girassol?

O “colar de girassol” é uma ferramenta que foi criada para facilitar a identificação e sinalizar deficiências “invisíveis”, ou seja, aquelas deficiências que não são possíveis de serem percebidas à primeira vista, como o autismo.

Reprodução APAE/RS

Provavelmente você já deve ter visto nas redes sociais, nos últimos meses, uma história de um colar de girassóis para pessoas com “deficiências invisíveis”. Condições de saúde não facilmente perceptíveis pelos que estão ao redor. Sim, a história é verídica. E não deixa de ser uma boa ideia para priorizar o atendimento dessas pessoas, inclusive autistas.

O colar de girassol corresponde a uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados em crachás, estampada com desenhos de girassóis.⠀

O intuito é garantir mais assistência e segurança para as pessoas com deficiência durante viagens, passeios, compras.

O objetivo principal é sinalizar para as equipes dos estabelecimentos que a pessoa com o colar pode necessitar de suporte especial em virtude de sua deficiência invisível.

O uso do colar já foi adotado em diversos locais na comunidade internacional, como aeroportos, ferrovias, supermercados, atrações turísticas, dentre outros. ⠀

É uma medida muito interessante já está sendo adotada, mesmo que timidamente, também em nosso país, que certamente representaria mais uma conquista para as pessoas com deficiência.

Não há um lugar específico que venda esse produto, ele pode ser encontrado na internet por diversos valores.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: https://tismoo.us acessado em 06/03/2020

 


Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar