Doenças Raras

O que é Mieloma Múltiplo, causas e tratamento

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Chamado de Mieloma múltiplo por afetar diversas áreas da medula, o mieloma múltiplo é um tipo de câncer que pega nas células plasmáticas, que são uma espécie de glóbulos brancos. A doença que é caracterizada pela diminuição das taxas sanguíneas, por conta dos problemas ósseos, renais e as infecções. Essa enfermidade pode atingir as regiões como a pélvis, braços, pernas e a coluna vertebral.

Determinadas alterações no DNA podem transformar as células plasmáticas em células cancerígenas. A grande incidência acontece entre as pessoas da faixa etária entre os 50 e 70 anos de idade, mais comum nos homens. A ligação dessa doença com a idade mais avançada pode ter ligação com as questões como: a diminuição da capacidade do sistema imunológico de realizar a eliminação de possíveis células precursoras do mieloma, impactos do excesso de exposições ao meio ambiente ao longo da vida, circunstâncias inerentes ao envelhecimento e até mesmo os efeitos hormonais. Mas, nenhum fator isolado tem tido ligação de uma maneira convincente a um quadro da doença de mieloma múltiplo.

Estágio inicial do Mieloma Múltiplo

Em seu estágio inicial, essa doença pode não apresentar nenhum tipo de sinal. Mas, com o avanço do mieloma múltiplo, os sintomas começaram a aparecer. Os sintomas mais comuns da doença são: fadiga, anemia, aumento de fraturas, dores ósseas, problemas renais e infecções com uma determinada frequência — em decorrência do comprometimento do sistema imunológico. Outros sintomas que a doença também pode apresentar é diarreia, alterações na pele, aumento do baço, do fígado e da língua e problemas cardíacos.

Após receber o diagnóstico da doença, realizado a partir de uma combinação de fatores, como os sinais que são falados pela paciente, exames físicos feito e resultados dos exames sanguíneo e de imagens, o profissional da saúde irá conversar com o paciente sobre as seguintes opções de tratamento para a doença: quimioterapia, radioterapia, procedimento cirúrgico, terapia biológica, transplante de células-tronco e bisfosfonatos (que é composto pelo pamidronto e ácido zoledonico), que age no fortalecimento da estrutura óssea do corpo humano.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo