Doenças Raras

O que é fibrose pulmonar ideopática?

A falta de disposição física pode acabar levando pessoas do sexo masculino com mais de 50 anos de idade ao médico.

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Vamos falar um pouco sobre a fibrose pulmonar ideopática. A falta de disposição física pode acabar levando pessoas do sexo masculino com mais de 50 anos de idade ao médico. Durante a consulta, normalmente acabam surgindo três tipos de suspeitas, processo natural do envelhecimento, problemas cardíacos ou doenças respiratórias.

Por ser uma doença um tanto rara, 50% dos pacientes que são diagnóstico com essa doença erroneamente, e é muito comum que, apenas depois de 2 anos após o começo dos sintomas e 8, ela é identificada. Seu nome é fibrose pulmonar idiopática. Essa doença é crônico, grave e raríssima.

Sintomas da fibrose pulmonar ideopática

Os sintomas parecidos com o de outras doenças, acabam dificultando para que essa doença seja identificada. Quando os sinais acabam se confundindo com os de uma pneumonia, que o tratamento inadequado acaba atrasando pada que a FBI seja diagnosticada.

O diagnóstico da doença certo é alcançado após uma consulta com um pneumologista que tem o costume de fazer a recomendação de realizar três tipos de exames sendo eles uma tomografia computadorizada do pulmão do paciente, exame de sangue para que o médico possa ter conhecimento se o paciente possui alguma outra doença e uma biópsia do tecido pulmonar, em casos mais específicos para ser verificado se há alguma fibrose.

A FPI é identificada devido ao surgimento de fibroses, ou seja, explicando melhor, é quando aparece cicatrizes nos pulmões do paciente. Os tecidos pulmonares acabam ficando muito mais rígidos do que o normal, e na medida em que vão perdendo sua elasticidade, respirar fica muito mais difícil.

O resultado é uma deficiência que afeta a respiração, e vai piorando em um curto período de tempo — e na maioria das vezes, o paciente aparenta estar melhor quando é atingido por episódio de fraqueza e de falta de ar. Essa doença não possui uma cura, porém ela pode ser tratada com remédio que desaceleram a evolução da mesma, como os antifibróticos.

Antigamente, não existia nenhuma forma de tratar a doença. O nintedanibe, antifibrótico que foi lançado no ano de 2016, representa uma esperança para as pessoas que possuem essa doença, pois ele reduz a progressão da doença em até 50% e também limita os episódios que causam a falta de ar no paciente.

É essencial que os homens que possuem mais de 50 anos de idade, sua família e aqueles que cuidam prestem bastante atenção aos sintomas e que busquem o mais rápido possível a ajuda de um profissional qualificado caso algum sintoma seja apresentado com uma certa frequência. Afinal, depois que a doença é identificada, e o tratamento é iniciado é possível que o paciente conviva tranquilo com a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo