Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Meninas autistas necessitam de métodos diferentes de diagnóstico, diz pesquisadores

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Pesquisas oficiais publicadas pelo mundo revelam que os casos de o transtorno do espectro do autismo em os meninos é quatro vezes mais diagnosticado do que meninas. Todavia, o Hospital Infantil da Filadélfia, nos Estados Unidos, desafia essa afirmação. Após um novo estudo realizado por seus pesquisadores. Eles descobriram durante o estudo, que meninas e meninos autistas contam histórias de maneiras diferentes, o que poderia levar a um “diagnóstico equivocado” em meninas.

O estudo

O estudo foi realizado com 102 crianças em idade escolar que tiveram um diagnóstico de autismo ou estavam tipicamente em desenvolvimento. Elas foram colocadas em par segundo as seguintes variáveis: idade, QI e educação materna.

Durante o estudo foi mostrado a elas uma sequência de fotos envolvendo um pescador, um gato e um pássaro. Depois, elas contaram uma história baseada no que viram. Os cientistas se concentraram em como os participantes usaram substantivos (palavras-objetos) em comparação com as palavras do processo cognitivo.

O estudo foi liderado pela cientista Julia Parish-Morris, do  Centro de Pesquisa do Autismo e membro do corpo docente nos Departamentos de Psiquiatria Infantil e Informática Biomédica e Saúde do hospital. Segundo ela, o autismo, é uma condição social diagnosticada usando um comportamento observável. Por isso eles queriam estudar uma habilidade observável relacionada à capacidade social. Eles escolheram contar histórias porque envolve muito mais do que gramática e vocabulário.Ela depende de um senso de adequação social e lança luz sobre o que os palestrantes decidem que é importante transmitir.

Diagnóstico em relação ao sexo

O material resultado desse estudo revelou que as meninas com autismo usaram mais palavras do processo cognitivo do que os meninos com autismo.  Ambos com níveis semelhantes de gravidade do autismo. Curiosamente, meninos e meninas com autismo usaram mais substantivos do que crianças com desenvolvimento típico, demonstrando narrativas focadas em objetos. Assim, as meninas autistas mostraram um perfil narrativo único que se sobrepôs às meninas e meninos típicos, bem como aos meninos autistas.

A pesquisadora explica que para colocar essas descobertas em contexto, é importante entender que, como as meninas tendem a apresentar características diferentes dos meninos autistas, elas são diagnosticadas incorretamente ou perdidas por ferramentas de diagnóstico padrão. Essa discrepância também distorce a literatura de pesquisa.

A cientista finaliza que, contudo, estas descobertas sugerem que rastreios e métodos diagnósticos informados ao sexo podem nos ajudar a identificar autismo em meninas verbais em idade mais precoce.Visto que, deve estimular esforços para desenvolver intervenções precoces e personalizadas adequadas. Resultando em melhor apoio para meninas e mulheres com autismo.

Publicação

Os resultados foram publicados recentemente na revista Molecular Autism.

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Fonte: https://revistacrescer.globo.com/

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