DeficiênciaDeficiência IntelectualInclusão SocialSíndrome de Down

Jovem com síndrome de Down graduou-se em arte e abrirá galeria

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Jovem com síndrome de Down graduou-se em arte e abrirá galeria. Conheça essa linda história!

Jovens com síndrome de Down podem enfrentar uma série de desafios quando se trata de se formar em artes. Embora muitos indivíduos com síndrome de Down possuam habilidades criativas e artísticas impressionantes, eles frequentemente enfrentam barreiras para ter acesso a recursos e oportunidades para desenvolver essas habilidades. Além disso, muitos programas educacionais de arte podem não estar adaptados às necessidades específicas desses estudantes.

Recursos

Primeiramente, uma das principais dificuldades que os jovens com síndrome de Down podem enfrentar ao se formar em artes é a falta de acesso a programas de educação artística adaptados às suas necessidades.

As escolas e universidades muitas vezes não oferecem recursos ou suporte suficiente para a inclusão desses estudantes, e a falta de adaptação curricular pode tornar difícil para eles acompanhar seus colegas sem deficiência.

Outro obstáculo pode ser a falta de acesso a materiais e tecnologia adequados. Muitos jovens com síndrome de Down têm necessidades especiais em termos de equipamentos e tecnologia, como programas de software de desenho ou computadores com recursos de acessibilidade. Sem esses recursos, eles podem ter dificuldades para se expressar criativamente e desenvolver suas habilidades artísticas.

Além disso, há o desafio de encontrar oportunidades para mostrar seu trabalho e serem valorizados por ele. Muitos jovens com síndrome de Down enfrentam preconceitos e estereótipos sobre suas habilidades artísticas, o que pode dificultar a exibição de suas obras e obter reconhecimento pelo seu talento.

Inspiração

Apesar dessas dificuldades, existem muitos exemplos inspiradores de jovens com síndrome de Down que se formaram em artes e tiveram sucesso em suas carreiras.

Um desses casos inspiradores é de Eleonora Caliri. Ela é  uma jovem com síndrome de Down que graduou-se em arte pela Universidade de Macerata, na Itália. Depois de completar um curso de três anos em Ciências da Educação, Patrimônio Cultural e Turismo. Sua tese se concentrou no papel das mulheres na arte.

De acordo com o jornal Il Messaggero, Eleonora sonha em abrir uma galeria de arte que também possa funcionar como um bar, além de se dedicar ao turismo.

A conquista de Eleonora ganhou destaque. Ela foi parabenizada pela Ministra da Deficiência, Alessandra Locatelli, que destacou que a iniciativa da jovem  poderá abrir portas para outras pessoas com síndrome de Down que desejam ingressar no ensino superior.

Destaque

Ela é uma artista talentosa e também já tem planos muito ambiciosos para o futuro. Tenho a certeza de que, graças às suas capacidades e ao apoio de uma rede familiar tão sólida, ela vai conseguir superar todos os desafios e realizar todos os seus sonhos”, disse a autarquia.

Eleonora,  contou que seu maior sonho é “viver em um mundo de cores, onde a raiva que carrego dentro de mim por não ser plenamente compreendida abra espaço para a possibilidade de emancipação laboral e financeira”.

Todavia, sua permanência na universidade foi difícil, mas ela resistiu a todos os obstáculos. “Foi desgastante do ponto de vista do trabalho, mas também por ser algo novo, ter novos materiais, exigiu muito empenho e paciência da minha parte”, concluiu a aluna.

No entanto, a história de Eleonora Caliri é inspiradora. Resultado de muita determinação, perseverança e apoio adequado. Mas se nossa sociedade fosse mais acolhedora, seria fato de que mais jovens teriam acesso à qualificação necessária para poderem desenvolver sua potencialidades sem tantos obstáculos.

Fotos do primeiro casamento entre artistas com síndrome de Down viralizam na web; Confira

Contudo, no Brasil, há muitos artistas com síndrome de Down talentosos, mas para que eles possam ter acesso ao estudo de artes. É necessário que haja a conscientização da inclusão desses estudantes em programas educacionais, disponibilização de recursos adequados, a adaptabilidade das metodologias e o incentivo a oportunidades de exibição de seus trabalhos para mostrar o seu talento.

Artistas com síndrome de Down realizam exposição de obras de arte

Parabéns!

Parabéns, Eleonora, sua conquista foi evidente,  incrível e necessária para a desconstrução de que pessoas com síndrome de Down não possam tornar-se artistas e protagonistas da sua própria história. Elas podem sim!

Além disso, seu exemplo incrível para todos nós!

E aí você conhece algum artista com síndrome de Down? Nos conte. Adoraremos trazer a história dele aqui.

Dessa forma, se gostou compartilhe para que mais pessoas conheçam essa linda história e que ela seja inspiração para outros jovens com síndrome de Down.

 

Imagem: Reprodução 
Fonte: UPSOCL acessado em 24/04/2023

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo