Geral

Jovem com paralisia cerebral se forma em História

A história do jovem com paralisia cerebral que se formou em história é muito emocionante. As fotos e vídeos mostram esse momento glorioso.

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Luiz Alberto Chicatto, de 22 anos de idade, tem paralisia cerebral e se formou na faculdade de história em agosto desse ano. O jovem mora atualmente em Jaraguá do Sul, que fica na região norte de Santa Catarina, mas é natural de Guaramirim.

A vida toda de Luiz se trata de quebra de barreiras, em cada fase, cada etapa, cada conquista de sua vida. A primeira barreira foi quando seus pais se divorciaram. Ao iniciar na escola, seus primeiros anos foram na Apae, porém lá foi constatado que seu sistema cognitivo não havia sido afetado pela deficiência, sendo assim ele foi transferido para uma escola comum. No momento de seu nascimento, seu problema se deu por uma falta de oxigenação.

Luiz foi transferido para uma escola pública, onde passou toda sua vida escolar, e lembra com muito carinho de um de seus professores, o Antônio Davi, que dava aulas de história, que foi um dos incentivos de Luiz para seguir carreira.

‘’Ele ensinava de uma maneira lúdica, fazendo teatro’’, lembra Luiz, dizendo que as aulas se tornavam divertidas e mais didáticas, facilitando o aprendizado dos alunos.

Luiz conta que nunca foi de ter o hábito de leitura, mas que seu professor uma vez lhe apresentou o livro ‘’1822’’, de Laurentino Gomes, foi quando Luiz se apaixonou.

‘’Esse livro guardo comigo até hoje, como um tesouro’’. O filme ‘’A múmia’’ também foi um divisor de águas para a escolha do bacharel de Luiz em história.

Após toda sua vida escolar, ele passou pela fase universitária e hoje é formado em história. Porém, não para por aí.

Jovem com paralisia cerebral se forma em História

Luiz tem planos futuros para um mestrado e também doutorado em história da Idade média, e também pretende ser professor em universidades futuramente.

Atualmente ele reside com a família, que sempre deu todo o apoio necessário para ele nessa jornada.
A história de Luiz é uma grande inspiração para pessoas que possuam alguma deficiência continuar seus estudos e chegarem onde desejarem. Pois as pessoas com deficiência com os apoios necessários chegam onde desejarem, pois deficiência nada tem a ver com a incapacidade.

A irmã de Luiz, a Larissa, juntamente com seu marido compraram através de uma vaquinha, uma cadeira automática que fica em pé, o que ajudou muito Luiz.

Fonte: Facebook/Luiz Chicatto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo