Síndrome de Down

Jovem cantora com síndrome de Down diz: “Quero cantar para o mundo”


Jovem cantora com síndrome de Down diz: “Quero cantar para o mundo”

Uma jovem, de 18 anos,  com síndrome de Down está mostrando que veio para ficar.

Ela acabou de estrear como mestre de cerimônias. Participou de campeonato de street dance, teve aulas de dança de salão, foi ao colégio e praticou o dedilhado no teclado. Distraiu-se com seus vídeos e pegadinhas prediletas no YouTube, esparramou-se no sofá conversando com amigos pelo WhatsApp, participou de oficinas num projeto social e participou de um curso de gastronomia inclusiva. Ela não pára.

Essa é Julia Oliveira Camarão é uma carismática que tem muita energia.

Projetos

Em 2020, participará do desfile da escola de samba Rosas de Ouro no carnaval de São Paulo, de uma forma “inovadora” a qual mantem em segredo. segredo que escapou sem querer, entre risos, no meio da conversa.

Desde o nascimento, após seu diagnóstico com 38 dias de vida ela é estimulada a fazer tudo o que puder para ser feliz. Tudo é possível com a ajuda de sua mãe, Luciene Brito, de 57 anos. Julia é sua filha única.

Sessões de fisio, fonoterapia, terapia ocupacional e hidroterapia, entre outras, foram fundamentais para Julia brilhar no que faz.

Julia  estreou na função de mestre de cerimônias do 5º Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão, promovido pela CKZ Diversidade, na zona sul de São Paulo. “Tremia tanto que o papel mexia. Depois passou, afinal eu sabia o que fazer”, explicou a adolescente, sobre os seus sentimentos no primeiro trabalho. Julia já pensa na conta bancária que será aberta para receber os futuros cachês.

A nova função faz parte de seu desenvolvimento e das aulas de que participa na ONG Simbora Gente. Lá a jovem divide experiências e ouve orientações. É lá que ela discute, por exemplo, como lidar com as emoções, ao lado de jovens como ela. A turma é supervisionada pela coordenadora educacional Fabiana Duarte.

Julia teve ciência que tinha Down aos 15 anos, assistindo a um programa de Tv ao lado dos pais. A primeira reação foi falar para o casal que estava no sofá: “Viu que eu não sou doente? Só sou Down”.

Depois de muito choro e sessões com uma psicóloga, a adolescente aprendeu mais sobre sua condição e passou a viver com mais intensidade.

Sonho

O sonho da adolescente é ser  cantora. Ela canta com uma banda, em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Moradora de Santo André (SP), Julia ama de paixão a youtuber, cantora e atriz teen Larissa Manoela. Na sequência do Ensino Médio, pretende cursar a faculdade de música. “Quero cantar para o mundo. É só acreditar nos meus sonhos que eu vou conseguir”, afirmou, de maneira espontânea.

Julia tem um carisma enorme. A mãe, que perdeu o emprego recentemente, passou a ficar todo tempo ao seu lado. “Antes de mais nada, não sou rica. Tive pais que me ajudaram muito e fui atrás dos benefícios que passamos a ter por causa da condição de Julia”, contou a mãe que trabalhava com Tecnologia da Informação.

https://www.uol.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar