Pela primeira vez na cidade de Francisco Beltrão, no Paraná, um parto foi traduzido em libras. Uma paciente com deficiência auditiva foi acompanhada de uma intérprete durante o parto de seu bebê.

Vanessa Dias da Silva e seu marido, Ozéias Oliver, são surdos. O casal não esperava a vinda do bebê e ficaram assustados com a notícia. Após o susto o bebê foi muito bem-vindo pelo casal.

Márcio, nasceu no último dia 5, com 3,05 kg e não é portador da deficiência.

“O bebê nasceu e é ouvinte. Ele estava chorando e eu consegui sentir! Nossa, essa é a vida do meu filho“, contou a mãe.

Pré-natal

Durante o pré-natal o casal teve muitos problemas de comunicação quando iam as consultas médicas, pois na maioria das vezs não entendiam o que oe profissionais falavam e vice e versa.

Mesmo com a presença da mãe de Vanessa nas consultas, as dúvidas do casal não podiam ser sanada, visto que a mãe também não sabia a linguagem dos sinais. Vanessa não sabia nem se o parto seria natural ou cesárea, nem outros detalhes importantes.

Foram nove meses de preocupação, até que um dia antes do parto, ela pediu ajuda da Maria Daniela Mendes, que é intérprete da língua de sinais.

“No momento em que o bebezinho nasceu, o médico falou como fala para todas as mães: ‘nasceu em tal horário’, e eu pude passar essa informação para ela. Além da Vanessa não ouvir, tinha aquele pano que a isolava, então ela também não conseguia ver. Com essa simples informação, escorria lágrimas. Foi uma realização”, relatou a intérprete.

“A Dani chegou e durante a consulta recebi a informação sobre o meu filho na minha língua pela primeira vez. Me senti aliviada. Eu perguntava, ela me explicava”, contou a mãe por meio de sinais.

A colaboração que o casal teve no parto é uma luta diária de quem não escuta. “O surdo não tem acessibilidade nos bancos, em consultórios, no próprio trabalho, em mercados, em lugar nenhum”, disse Maria Daniela.

Mas pelo menos no dia mais importante da vida do casal eles puderam ter um parto acessível e entender tudo que estava acontecendo.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: www.g1.globo.com


Intérprete de libras acompanha parto de bebê de pais surdos

Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *