Autismo

Grupo Pró Autismo criado por Marcos Mion reúne autistas e familiares no Facebook

Grupo Pró Autismo criado por Marcos Mion reúne autistas e familiares no Facebook


Quem tem alguma pessoa na família com autismo já deve conhecer o Grupo no Facebook chamado Comunidade Pró Autismo. Se não conhece, venha conhecer.  Liderado pelo apresentador Marcos Mion o grupo tem como tema exclusivamente o autismo.

Com menos de um ano de criação o grupo já tem mais de 160.000 membros que trocam informações, contam suas histórias e colaboram uns com os outros.

Mion para aqueles que não sabem  é ativista da causa em razão de seu filho mais velho Romeo, de 14 anos, possuir  essa condição.

A administração

O apresentador não administra o grupo sozinho ele conta com a colaboração de outros administradores  e moderadores que com maestria o moderam o grupo com a supervisão de Fátima de Kwant. São eles:  Leticia Mena Barreto, Carla Bertin, Kenya Diehl e Fernando Giovanelli.

No grupo, as conversas acontecem entre familiares, pais, educadores, amigos, pessoas interessadas e também com os próprios autistas, como um espaço de suporte, identificação e representatividade.

Contudo, atualmente, à convite de Mion, a comunidade conta ainda com o acompanhamento da especialista em autismo Fátima de Kwant, que também é mãe de um jovem autista. Ela responde e auxilia as milhares de pessoas que interagem no Grupo.

Marcos Mion contou ao Uol como surgiu a ideia do grupo: “A sugestão para que eu criasse um grupo veio totalmente de encontro com uma demanda imensa que eu tinha: responder às incontáveis mensagens, enviadas em todas as plataformas, de pessoas que buscavam informação, orientação, ajuda e acolhimento por estarem diante de um diagnóstico de autismo. Numa velocidade espantosa, em poucos dias já éramos milhares e, de forma muito natural, foi-se desenvolvendo intensa conexão e suporte entre os integrantes“.

No entanto, completa: “Ali, a troca é real e horizontal. O próprio nome do Grupo foi alterado a pedido dos autistas, que, com razão, justificaram que Comunidade Autista, nome inicial, era uma denominação restrita aos autistas, o que excluiria pais, parentes cuidadores, médicos, amigos, interessados, etc. E veio de um deles a sugestão para se chamar, então, de Comunidade Pró Autismo“.

Os vídeos

Contudo, para divulgar ainda mais a comunidade, foram produzidos quatro vídeos que incluem as trajetórias de Mion e Romeo, além de Fátima e Michele Larocca Letta. Ambas com filhos autistas e que fazem parte do Comunidade Pró Autismo no Facebook. A primeira como administradora, a segunda como integrante.

Todavia, a série feita em parceria com o Facebook, tem como objetivo compartilhar as histórias de pessoas que se uniram na plataforma e encontraram, juntas, apoio e uma comunidade.

Os vídeos serão postados semanalmente na página de Marcos Mion em suas redes sociais.

Confira o primeiro vídeo da série:

 

 

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: https://natelinha.uol.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar