Geral

Dia nacional da pessoa com deficiência física: Jovem fala sobre termos capacitistas

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Vamos falar sobre os termos “capacitistas”? Nesta segunda-feira, 11 de outubro, foi comemorado o Dia da Pessoa com Deficiência Física. As pessoas com deficiência são aquelas que possuem impedimentos naturais físicos, mental, sensorial ou intelectuais. Segundo o Censo de 2010, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, o que equivale a pelo menos 23,92% da população, sendo desse número, 13 milhões de pessoas com deficiência física.

O que são os termos “Capacististas”

Nesse dia tão importante, Clara veio falar um pouco do termo ‘’condição’’, usado para se referir a pessoas com algum tipo de deficiência. Clara explica que acha esse termo um pouco pesado, pois quando falamos ‘’condição’’, ela encara como algo ruim. ‘’Eu prefiro o termo ‘característica’ ‘’, explica a jovem.

Nas redes sociais, diariamente nos deparamos com termos capacitistas. Atualmente, algumas pessoas com deficiência vêm ganhando espaço na internet como influenciadores digitais, porém nos vídeos dessas pessoas, ou até mesmo de outras pessoas, podemos ler termos pejorativos, que infelizmente fazem parte do cotidiano, mas deveriam ser abolidos. Quantas vezes você já viu alguém falar ’parece que tem problema mental’ ou ‘parece retardado’, quando aparece alguém fazendo bobeiras ou algo do tipo? Provavelmente algumas vezes, né?

Termos capacitistas para tirar do vocabulário

São termos capacitistas como esses que devemos tirar de nosso vocabulário. Clara fala que quando falam ‘’fulano possui a condição de..’’ e cita uma deficiência, parece que inferioriza, e ela não considera um terno legal para ser usado, de forma que se sente desconfortável. Ela explica que o termo ‘característica’ seria melhor utilizado nesses casos.

Segundo o decreto de n° 5.296, de 2 de dezembro de 2004, a deficiência física é uma alteração, seja ela parcial ou completa, de segmentos do corpo humano, podendo ser um ou mais. Ela pode se apresentar como paraplegia, tetraplegia, tetraparesia, ostomia, amputação, ausência de algum membro, paralisia cerebral ou outros tipos de deformidades do indivíduo.

As causas para a deficiência podem ser diversas, sendo genética ou não. Algumas podem ser hereditárias, se originando de doenças transmitidas por genes, podendo ser percebida no nascimento ou depois. Há também as causas congênitas, que é percebido na fase uterina ou ao nascer.

Outro caso pode vir após o nascimento, devido complicações, infecções e acidentes, que são bem comuns, como quedas e acidentes que podem resultar em paralisia, podendo deixar paraplégico ou tetraplégico, o que não é incomum.

O dia 11 de outubro comemora-se o dia nacional da pessoa com deficiência física para que lembremos de sair do automático com ações e palavras que possam ferir o próximo. Foi feito também para refletir, respeitar e incluir.

Fonte: Direito e Inclusão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo