Filmes e LivrosSíndrome de Down

Dafne, filme italiano com protagonista com síndrome de Down que está emocionando a todos

Dafne, filme italiano com protagonista com síndrome de Down que está emocionando a todos


 

Dafne é um filme italiano que conta a história de Dafne (Carolina Raspanti) uma determinada e talentosa jovem com síndrome de Down que, logo após a morte de sua mãe, precisa lidar com o luto e aprender a se conciliar com o seu pai, com quem nunca teve uma convivência exemplar.

Percebendo que só possuem um ao outro, eles precisam aprender a compreender suas próprias diferenças. Principalmente, como o afeto pode quebrar barreiras e promover aproximações entre as pessoas.

Mesmo escassos, os momentos em que a mãe aparece é possível  perceber sua importância naquela família. Ela é o centro de tudo. Como apoio emocional tanto para a filha quanto ao marido, Luigi (Antonio Piovanelli), sujeito cuja quietude é gradativamente abrandada.

Os personagens

Dafne é uma personagem carismática, cativante, de presença solar e positiva. Por sua vez, Luigi, resiste como pode à tristeza, sendo frequentemente incentivado pela filha reticente com relação aos seus hábitos tabagistas.

A síndrome de Down não é o centro da história ela apenas é discutida em uma cena, onde o homem confessa o choque inicial, a difícil adaptação e a felicidade que venceu o medo.

Um dos principais méritos do filme é o vínculo entre Dafne e Luigi. Ela, expansiva, luta diariamente para que sua natureza não seja necessariamente empecilho na sua vida. Ele, já é introspectivo, claramente inclinado à melancolia, precisa entender como reconfigurar-se na viuvez, mas sem ter que ser responsável por Dafne, uma vez que ela possui ampla autonomia para viver, manifestar opiniões, ou seja, sendo plenamente emancipada.

O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, porém, não em todos os estados e nem em salas comerciais. O filme é imperdível. Você vai se emocionar com essa história.

Para saber mais um pouquinho sobre o filme, vale a pena conferir o vídeo que a jovem Samanta Quadrado preparou em seu Canal no YouTube, o Quarto de Samanta.

Para comemorar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, Samanta foi na estreia do filme e contou um pouquinho sobre ele no canal dela. O vídeo é bem legal. Confira lá, deixe seu like no canal dela e nos conte o que achou da nossa dica.

 

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Veja mais: 

Jovem vem ao mundo mostrar o que pessoas com Down são capazes

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar