Crianças EspeciaisDeficiênciaDeficiência FísicaInclusão SocialTecnologia assistiva

Criança brasileira com paralisia cerebral consegue caminhar com ajuda de exoesqueleto

Gabriel Machado é uma criança que enfrenta uma paralisia cerebral severa e também o encurtamento muscular e por isso precisa de tratamento adequado.

Siga-nos no GOOGLE NEWS

A senhora Perla, tem consigo uma frase muito forte que diz tudo a respeito sobre ela: “Não desiste nunca”. Perla é mãe do pequeno Gabriel Machado. Perla luta incansavelmente desde que era militar dos quadros femininos do Exército Brasileiro para proporcionar um tratamento ao filho que tem uma severa paralisia cerebral.

Menino branco com paralisia cerebral em cima de um equipamento roxo chamado exoesqueleto que o mantem em pé
Reprodução

Quando tinha apenas dois anos de idade, o menino Gabriel precisou de socorro logo após sofrer uma convulsão. Porém, o menino não recebeu o devido tratamento que merecia, fato que culminou em sequelas e afetou de forma direta sua coordenação motora e seus movimentos.

O Exército Brasileiro afirmou que não existia a possibilidade de evolução da criança e por tal motivo foi necessário que Gabriel fosse levado aos Estados Unidos em buscas de alternativas que pudessem lhe proporcionar uma qualidade de vida melhor.

Agora existem muitos motivos para que Gabriel e sua família comemorem. A cidade em que Perla mora com o seu filho tem se mobilizado para ajudar no custeio do tratamento de Gabriel. Agora o menino tem um exoesqueleto que lhe ajuda a caminhar.

Gabriel se adaptou muito bem ao exoesqueleto fabricado pela Trexo Robotics e assim ele consegue caminhar. O filho de Perla se tornou o único brasileiro com esse tipo de patologia a ser capaz de se locomover usando um equipamento modernizado.

A história de Gabriel Machado, uma criança com paralisia cerebral

Atualmente Gabriel tem 13 anos e está lutando contra uma severa Paralisia Cerebral. Está residindo em Massachusetts, com sua mãe, Perla, e também com sua irmãzinha mais nova. O tratamento de Gabriel está sendo feito no Boston Childrens Hospital, e foi lá que ele recebeu o encaminhamento para fazer a aquisição do exoesqueleto da Trexo Robotics, e em seguida realizar um procedimento cirúrgico chamado SPML. A criança luta contra o tempo, pois além da paralisia cerebral ele está com músculos encurtados.

menino sentado em uma maca, de cabelos pretos de blusa azul, esta sentado ao lado de um senhor branco de cabelos grisalhos, que esta vestindo uma blusa roxa, ambos estão de máscara
Reprodução

Pela comenta que os planos de saúde infelizmente não apresentam cobertura a tais procedimentos. Porém, acredita que Gabriel tem direito a esse tipo de tratamento através do Fundo de Saúde do Exército Brasileiro, porém foi negado pelo governo brasileiro com a alegação de que o garoto não teria expectativa de vida.

Equipamento azul composto por várias partes que forma o exoesqueleto
Reprodução

Foi desenvolvido pela Trexo Robotics, uma startup da Universidade de Toronto uma tecnologia assistiva e inovadora. O intuito dessa tecnologia é dar apoio às crianças com deficiências físicas. A startup crê que as crianças merecem e precisam de uma tecnologia sofisticada e avançada para ajudá-los a aprender os primeiros movimentos ao invés de inventarem apenas um dispositivo com o intuito de movimentas suas pernas.

Lembre-se de deixar aqui o seu comentário. Ele é importante para a nossa equipe e ajuda no debate de temas com relevância para a nossa sociedade.

Fonte:Sociedade Militar

Fonte2:Brazilian Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo