AutismoInclusão SocialNovas Tecnologias

Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo


Agora pais e educadores de crianças com autismo podem contar com uma boa notícia. Lançado em abril, o aplicativo Brainy Mouse (Rato Inteligente ou Rato Atrevido). Disponível para  celulares e tablets (tanto para android e iOS). Ele tem um formato de jogo, que de forma divertida colabora com os pequenos com transtorno do espectro autista (TEA) com estimulação da linguagem e alfabetização, facilitando o processo de aprendizagem.

Depois de mais de quatro anos de pesquisa, o aplicativo foi disponibilizado ao público em geral. Foram realizados testes com crianças em Belo Horizonte e São Paulo. Os testes foram considerados satisfatórios. O aplicativo foi lançado primeiramente em inlês e agora, já foi lançado em português. A iniciativa da criação desse aplicativo foi da brasileira Ana Sarrizo, presidente da Brainy Mouse Foundation.

O jogo tem como objetivo  é trabalhar o desenvolvimento da linguagem porque este é justamente um dos maiores desafios para a educação dos autistas, no mundo inteiro. O jeito como pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta é peculiar de tal forma que muitas vezes nem mesmo os familiares ou os educadores estão preparados para lidar.

View this post on Instagram

O Jogo Brainy Mouse possui recursos otimizáveis com o objetivo de adaptar o jogo à criança. Na opção configurações,pode-se alterar a cor do layout, música, voz, tamanho das letras e dificuldade do jogo.O objettivo é retirar os estímulos que incomodam o usuário para que seu foco esteja direcionado para o propósito pedagógico do aplicativo. Existe uma funcionalidade para incentivar a socialização: o Rato Amigo. Ele ajuda o usuário a desviar dos cozinheiros ou encontrar as sílabas da palavra. Dessa forma, ao perceber que precisa de ajuda, a pessoa precisa de acionar essa funcionalidade. Com tudo isso, o aplicativo Brainy Mouse se torna uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento da autonomia das crianças por meio da leitura e da escrita, tanto na língua portuguesa quanto na língua inglesa. Entre no site brainymouse.org para ter mais informações sobre o aplicativo e no nosso canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCO8xvT1QBwaUJXA9C08ivtQ para assitir aos vídeos. #autismo #autismobrasil #inclusion #alfabetização #autonomia #autista #espectro The Brainy Mouse Game has optimized features to adapt the game to the child. In the settings option you can change the color of the layout, music, voice, letter size and difficulty of the game. The objective is to remove the stimuli that annoys the user so that their focus is directed to the pedagogical purpose of the app. There is a feature to encourage socialization: the friendly Mouse. It helps the user to divert the cooks or find the syllables of the word. That way, when you realize that you need help, you need to trigger that function. With all of this, the Brainy Mouse app becomes an aid tool for the development of children's autonomy through reading and writing, both in Portuguese and in English. Enter the brainymouse.org website to have more information about the app and our Youtube channel to watch videos https://www.youtube.com/channel/UCO8xvT1QBwaUJXA9C08ivtQ #autism #inclusion #autismmom #disabilities #autistic

A post shared by Brainy Mouse Foundation (@brainymouse) on

Público alvo

Segundo Ana Sarrizo, o aplicativo é destinado a crianças e também a  adultos, pois existem muitos autistas adultos que ainda não sabem ler e escrever e esse aplicativo visa ajudar esse público.

Conforme um estudo do Center of Control and Prevetion, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas. Este dado é um reflexo do estudo divulgado pelo  que aponta a incidência de 1 a cada 68 crianças. Além dos desafios da doença, o maior entrave ainda é o preconceito.

Veja como o aplicativo funciona:

View this post on Instagram

eng: The friendly mouse can be triggered to help find the syllables or freeze the cook. This tool encourages the child to work on their personal interaction while playing, stimulating the attitude of asking for help to another person. pt: O rato amigo pode ser acionado para ajudar a encontrar as sílabas ou congelar o cozinheiro. Essa ferramenta encoraja a criança trabalhar a sua interação pessoal enquanto brinca, estimulando a atitude de pedir ajuda para outra pessoa. #autismawarenessday #autismlove #autismfamily #autisme #autismrocks #autismlife #autismo #autismspeaks #autismparents #autismdad #autismmom #autismparent #autismmemes #autismacceptance #autismawareness #autismmum #autismsupport #autismworld #autismdads #autismspectrumdisorder #autismstrong #autismkids #autismspectrum #autismmommy #autismwalk #autismstars

A post shared by Brainy Mouse Foundation (@brainymouse) on

O jogo funciona trabalhando a leitura da esquerda para direita, com a formação de palavras usando sílabas, interação com cores, sons e outros dispositivos que estimulam o cognitivo. O aplicativo ajudao usuário a trabalhar seu desenvolvimento de forma lúdica. O jogo é interativo podendo o jogador customizar seu ratinho, como também ganhar moedas virtuais chamadas “cheesecoin”.

Uma das inovações no jogo é trabalhar o pedido de ajuda a um amigo, chamado “Rato Amigo”. Essa ação objetiva trabalhar, de forma inconsciente, a atitude de pedir ajuda ao próximo, e assim estimular essa ação no dia a dia.

A ideia

A ideia surgiu em 2013, após Ana Sarrizo, que é pesquisadora teve a ideia de contribuir com as pessoas com TEA de sua cidade  natal Belo Horizonte. O seu projeto foi tão exituoso que Ana inscreveu ele no prêmio Santander, do qual foi vencedor entre 17mil propostas voltadas para a educação.

Com o prêmio de R$ 100 mil e uma bolsa no curso de empreendedorismo da Babson College, uma das mais importantes do mundo, decidiu criar a Brainy Mouse Foudation, nos Estados Unidos, ficando mais próxima das mais importantes pesquisas sobre autismo.

O objetivo da Fundação é ajudar instituições do mundo inteiro, familiares e educadores, que já trabalham com crianças e adultos com TEA, produzindo games e ferramentas que vão auxiliá-los no seu progresso dia a dia.

O aplicativo é pago. Ele custa R$ 18,90 na Apple Store. Mesmo asism, é um dos aplicativos mais baixados como TOP EDUCACIONAL do Google Play.

https://www.instagram.com/p/Bi60qS6ngF3/?utm_source=ig_web_copy_link

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: https://razoesparaacreditar.com

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar