Geral

Aos 20 anos jovem com Síndrome de Down é o primeiro a se formar em gastronomia no RN

Siga-nos no GOOGLE NEWS

O repórter Fred Carvalho disse algumas palavras durante o discurso na festa de formatura da turma de Gastronomia da Uninassau, em Natal, que ocorreu no último dia 18. Entre todos os formados do curso, lá estava seu filho, Fred Carvalho Filho, de 20 anos de idade e que tem Síndrome de Down.

Fredinho, como foi apelidado carinhosamente, realizou seu grande sonho de concluir o curso superior que desejava no fim deste ano e tornou-se a primeira pessoa com Síndrome de Down a ter diploma de gastronomia no Rio Grande do Norte.

Entre o ingresso no curso superior e a conclusão do mesmo, Fredinho precisou superar mais do que a pandemia e as aulas virtuais no meio dessa trajetória, porém também precisou lidar com a desconfiança em um curso superior e com todo o preconceito que ainda existe na sociedade.

O pai conta que primeiro eles procuraram uma universidade e a mesma realizaram um vestibular para que ele não passasse. É muito importante ressaltar que Fredinho ainda não é alfabetizado, e está caminhando com esse processo.

Foi quando apareceu uma segunda universidade, procuraram a Uniassau e eles disseram aos pais que queriam Fredinho estudando ali e que iriam fazer todas as adaptações necessárias que estivessem ao alcance da universidade.

Foto: Divulgação

Mesmo com a universidade disposta, apenas uma lacuna ficou em aberto: a instituição não possuía uma pessoa para acompanhar Fredinho naquele momento. Foi então, que Fred mais uma vez decidiu trilhar essa trajetória ao lado de seu filho.

Fred conta que disse a instituição que se disponibilizava a ajudá-los, pois ele iria unir o útil ao agradável, iria ganhar uma nova formação e ainda ajudaria o filho a realizar o seu sonho.

O pai conta que possuía um certo receio, devido ao seu trabalho e outras atividades, e acabar não conseguindo acompanhar o ritmo da instituição e do filho.

Foto: Divulgação

Fred conta que embora nas ruas ainda exista um grande preconceito, no curso, ele garante que o filho foi muito bem recebido por todos, desde os profissionais até os alunos. Esse processo de inclusão também era percebido na vontade dos professores.

No mês de março deste ano, Fredinho já conseguiu inserir-se no mercado como um profissional de gastronomia. Para isso acontecer, ele contou com o auxílio de sua mãe, Milena Araújo, sócia no “Du Fred Gastronomia” uma empresa que é especializada na produção de molhos artesanais.

Foto: Divulgação

A grande paixão de Fredinho pela culinária, também nasceu em seu meio familiar. O pai dele, define-se como um cozinheiro de fim de semana, que possui um grande prazer em preparar as refeições para a família.

Durante a festa de formatura, no momento da entrada, Fredinho foi ovacionado por seus colegas de curso, convidados, por sua família e por todos aqueles que estavam presentes neste momento tão especial.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo