Dias atrás o quadro ANDA SP que é veiculado no programa Bom dia São Paulo, mostrou como é o deslocamento de uma pessoa cadeirante pelas linhas férreas de São Paulo.

É um grande desafio para que um cadeirante  possa percorrer um trajeto simples, que é se deslocar da Estação da Luz e ir até a Estação da Lapa, na Linha 8 – Diamante. É possível fazer esse caminho usando apenas duas linhas e em mais ou menos 15 minutos. Só que a realidade para quem tem mobilidade reduzida não é tão simples assim.

No embarque na estação da Luz, o caminho para os cadeirantes é em uma parte que está em obras, a plataforma da linha 11 da CPTM, é a única que tem elevador. A orientação é ir até o Tatuapé, pegar a linha 3 vermelha do metrô, até a Barra Funda e daí, seguir sentido Lapa.

Na estação da Luz tem poucas indicações dos caminhos acessíveis,“mesmo com a companhia da funcionária da CPTM, a gente se perdeu, desci no andar errado, agora tenho que voltar tudo”, explica.

O acesso pra linha 3 vermelha para o metrô é por um elevador, mas quase sempre acontece um erro nos cartões de acesso ao elevador, os funcionários da estação acompanharam a viagem, mas não é sempre assim.

 

Na Barra Funda, o pessoal da CPTM acompanhou o embarque sentido Lapa,“quando a gente finalmente chegou na Lapa, não tem acesso aos cadeirantes, apenas uma escada grande para subir, o que dificulta os cadeirantes, então tivemos que ir para Domingos de Morais, o trem sentido Lapa demorou bastante e quando chegou, sempre tivemos que ter ajuda de alguém pra entrar no vagão ou sair dele”, conta.

O percurso

Cerca de 2 horas é que leva o percurso até a Estação Lapa, em meios de chuvas, elevadores que não funcionam perfeitamente, além da falta de elevadores, rampas inadequadas com larga espessura o que é bastante perigosos.

A CPTM já assinou 2 termos de conduta para o Ministério Público para tornar as estações acessíveis até o próximo ano, mas alguns prazos já venceram. A estação da Luz por exemplo, deveria estar adaptada já desde o ano passado.

A Companhia diz que as obras devem ficar prontas até Dezembro, o projeto diz que a estação Lapa vai ser reconstruída com verba Federal, mas os recursos ainda não vieram, o Ministério de Desenvolvimento Regional, disse que não foi formalizado o termo de compromisso e os recursos estão sendo realocados. O metrô diz que a catraca do elevador na Estação Tatuapé está em manutenção e que o acesso é liberado pelos funcionários.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: https://globoplay.globo.com/v/7768577/?fbclid=IwAR28iGm-YN5wfms6ij8Vq0OfCS344Xlbkw_Sz9GYGPyDLxnK-uygq1dc6ZY 


Anda SP mostra como é o dia a dia de um cadeirante nos trens de São Paulo


Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *