Deficiência AuditivaSíndrome de Down

Mãe de criança surda e com síndrome de Down faz campanha para dupla sertaneja se retratar

Mãe de criança surda e com síndrome de Down faz campanha para dupla sertaneja se retratar

Siga-nos no GOOGLE NEWS

 

Há meses atrás durante um show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, no Maranhão, uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi retirada do palco durante um show.

No entanto até o presente momento a comunidade surda não recebeu um pedido de desculpas pela conduta.

A campanha é liderada por Gabriela Pereira, que é palestrante, ativista dos direitos humanos e estudante de Pedagogia e Libras. Para tanto ela lançou uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o que é o capacitismo e para pedir um pronunciamento dos artistas.

Entende-se por capacitismo o preconceito social contra pessoas com deficiência , conduta discriminatória condenada pela LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015).

Gabriela é mãe do Benyamin, de 4 anos que tem surdez bem como síndrome de Down, e está aprendendo a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais.

As canções do espetáculo, realizado em junho na cidade de Imperatriz (MA), deveriam ter contado com a tradução da intérprete de Libras até o final, o que não ocorreu após intervenção do cantor.

No entanto, nos vídeos gravados durante o show pelos presentes, é possível ver o momento em que o cantor Luciano parece incomodado com alguma coisa, olha em direção à intérprete e vai para o fundo do palco por alguns instantes.

Vale lembrar que Wellington Camargo, irmão da dupla, é deficiente físico.

Após o episódio o apresentador Décio Piccini, do Programa de TV Fofocalizando, se manifestou em defesa da dupla, afirmando que o show era de uma dupla, não de um trio, e que não deveria haver ninguém “fazendo o que quer que seja para tirar a atenção do artista no palco”.

A campanha

Mas até o momento, Gabriela coletou 72,8 mil assinaturas em seu abaixo-assinado. Ela espera que, tanto o cantor quanto o apresentador, se pronunciem. “Setenta e três mil pessoas assinaram a petição pedindo um esclarecimento”, diz. “Só de eu ter conseguido alcançar 73 mil pessoas e conscientizá-las a respeito desse capacitismo que aconteceu dentro do nosso país, eu já fico feliz, não só pelo meu filho, mas por toda a comunidade surda, amigos e pessoas que trabalham na área como intérpretes e voltadas à inclusão, que têm meu total respeito”.

Até o momento não há informações de que a dupla tenha se manifestado sobre o caso.

Entretanto, na época do ocorrido, a assessoria negou a outros veículos de imprensa que o cantor tivesse retirado a intérprete do palco. Eles afirmaram que um dos produtores tinha pedido para ela se reposicionar e que Luciano Camargo sequer tinha tomado conhecimento da solicitação.

Todavia, Gabriela, segue esperando por um posicionamento do próprio cantor que ao menos esclareça as informações, como uma demonstração de respeito à comunidade surda.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte:https://catracalivre.com.br

Veja mais:

Zezé di Camargo e Luciano são acusados por crime contra a pessoa com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo