DeficiênciaLegislação

Você sabia que São paulo tem delegacia especializada em atender pessoas com deficiência?

Você sabia que São paulo tem delegacia especializada em atender pessoas com deficiência?

No último dia 23, durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, liderada pela Deputada Valéria Bolsonaro, em uma das palestras, a palestrante foi a Delegada Maria Valéria Pereira Novaes de Paula. Ela é delegada da Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência.

Durante a palestra soubemos da existência da 1ª Delegacia e Única no estado de São Paulo, exclusiva para atender pessoas com deficiência. Ela tem por objetivo promover, além do tratamento policial, um trabalho assistencial associado à rede pública de assistência.

Nessa delegacia o atendimento é feito por equipe multidisciplinar que inclui policiais, assistentes sociais, psicólogos, intérpretes de Libras e sociólogos

É mais comum do que imaginamos os abusos de diversas naturezas que as pessoas com deficiência sofrem. Elas são enganadas, extorquidas, espancadas e tem seus direitos violados das mais diversas formas.

Contudo, diante dessa situação foram criadas Delegacias especializadas em atender as pessoas com deficiência e suas famílias, quando crimes são praticados contra elas.

Nós realmente não sabíamos da existência dessas delegacias especializadas. A Delegacia do Estado de São Paulo existe desde 2014 e muitas pessoas como nós também desconhecem sua existência.

Entretanto, a delegacia atende presencialmente pessoas com diferentes graus de deficiência e que mantém um centro de apoio para, se necessário, encaminhar quem a procura para serviços públicos especializados, inclusive pessoas de outros municípios.

Todavia, além de que, nos casos de pessoas com mobilidade reduzida, as denúncias de crimes contra pessoas com deficiência são repassadas para a delegacia pelo serviço do Disque 100, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Por enquanto, só há essa Delegacia no estado de São Paulo. Em alguns outros estados, a Delegacia Especializada também já existe. Para saber mais sobre elas clique aqui.

Caso seja necessário, a seguir seguem os dados da Delegacia em São Paulo: 

Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência
Atende de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h
Rua Brigadeiro Tobias, 527 – Térreo
Próximo da Estação Luz do Metrô – Linhas Amarela e Azul
Tel.: (11) 3311-3380/ 3311-3381/3311-3383

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar