Há alguns meses no estado da Filadélfia, nos Estados Unidos foi inaugurado o primeiro parque temático qualificado para receber autistas.

O parque denominado Vila Sesámo foi aprovado pela entidade local especializada pra avaliar espaços lúdicos, a IBCCES – Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES). Com isso, o parque é o primeiro do mundo a ser certificado para atender pessoas com autismo.

O treinamento da equipe é rigoroso. Os colaboradores do parque são qualificados para atender pessoas com autismo e terão treinamento continuado para estarem aptos para atenderem autistas e suas famílias. Reciclagens a cada dois anos será fornecida para a equipe.

Além do pessoal capacitado o parque construiu áreas específicas para pessoas com autismo, ambientes sem ruídos foram construídos para que as crianças possam descansar, bem como eles fornecem fones de ouvidos para bloquear os ruídos. Visando o conforto desse publico.

Crianças com autismo tendem a ter dificuldades com contato físico e optam em não chegar perto dos personagens, mas poderão assisti-los durante o desfile.

Por meio de um de um “guia sensorial”, elas poderão verificar quais sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são estimulados em cada uma das atrações. Dessa forma poderão escolher quais atrações visitar.

28056324_10155064711166400_7205744318399326816_n

O parque objetiva a conscientização em relação ao autismo. Para tanto, Foi criada também a personagem Julia, que é a primeira personagem autista do programa.

Esperamos que em breve tenhamos um parque desses no Brasil.


Vila Sésamo: o primeiro parque com diversão para autista

Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *