Há alguns dias vimos um relato de uma mãe dizendo que seu filho com necessidades especiais (paralisia cerebral) era perfeccionista e ela não sabia como poderia ajudá-lo a superar suas limitações físicas e sensoriais que o impediam de fazer o que ele realmente desejava.

Para tanto, fomos pesquisar sobre o tema, para poder ajudá-la, mas foi difícil encontrar material sobre perfecionismo relacionado com deficiências. Pois o perfeccionismo pode ser um obstáculo para o desenvolvimento da criança, pois para ela poderá ser mais difícil, complicado e confuso fazer algo que os outros fazem de maneira tão fácil. Essa criança buscará fazer sempre o perfeito.

Com isso, após estudarmos sobre o tema, pudemos elencar 8 formas de ajudar seu filho perfeccionista a superar suas limitações e conquistar o que ele almeja.

1. Reconheça a dor

Ajudá-lo a aprender falar e de movimentar pode ser um processo doloroso ou difícil para ele, para minimizar isso após cada exercício apresente a ele formas de conforto para que ele se sinta mais seguro e motivado. Que tal uma massagem ou colocar a música que ele mais gosta? Pode ser motivador e reconfortante.

2. Rir é o melhor remédio

Você sabia que o riso é um anestésico natural? Sempre que for fazer alguma atividade coloque um pouco de humor nela, cócegas, gracinhas podem ser muito positivas para eles.

3. Ensine-o a se manter motivado

Algumas crianças após aprenderem a falar, ficam se desculpando a cada minuto por qualquer deslize. Trabalhe com seu filho ações positivas, como ele mentalizar e falar para si mesmo: “Vai lá você consegue”, Você está indo devagar porque sua mente está te cuidando”, entre outras frases que o farão manter-se movitivado. A mentalização do positivo sempre é um ponto a favor dele.

4. Inicie com tarefas fáceis

Não adianta você querer que seu filho conquiste o mundo já no primeiro momento. É muito mais motivante para ele conquistar a cada dia um pouco. Tarefas grandes podem ser assustadoras para eles. É mais fácil iniciar com tarefas pequenas e fáceis, que eles podem começar e terminar. Dessa forma, eles ficarão bem mais motivados, para uma criança perfeccionista é muito melhor realizar pequenas tarefas com êxito do que tentar uma grande tarefa com falhas.

5. “Saltar grandes distâncias é difícil”, mas “dar pequenos pulinhos é uma coisa fácil” 

Querer já se chegar ao objetivo na primeira vez que realiza uma tarefa pode ser frustrante para seu filho. Até para os que não tem limitações, pequenos passos os fazem chegar no mesmo objetivo. Por que não praticar essa premissa com seu filho? Às vezes, é melhor pegar mais leve e conquistar o objetivo lentamente, do que se frustrar querendo fazer algo grande.

6. A Ansiedade é um problema e deve ser tratada 

O fato é que a ansiedade é um problema e pode ser ampliada no caso dos perfeccionistas, porque eles tem a necessidade de controlar tudo. Tratar a ansiedade pode ser uma forma de ajudar seu perfccionista.

Seu filho saber que as outras crianças mesmo sem deficiências também não fazem tudo perfeito ajudará ele superar essa ansiedade.

O bom de tudo isso é que a ansiedade pode ser tratada. Procure um profissional para ajudá-lo.

7. Faça pausas

Para um perfeccionistas, intervalos frequentes são recomendados para ajudá-los a aumentar a produtividade e reduzir o estresse, principalmente quando eles estão perante atividades mais difíceis. Então, quando estiver realizando as tarefas com ele pare um pouquinho, descontraía e volte a tarefa. Seus resultados podem ser bem melhores.

8.  Dê suporte a ele 

Seu filho precisará de apoio para desenvolver uma nova habilidade. Mas a medida que ele for se apropriando dela, você pode diminuir o apoio, isso o fará ficar aos poucos mais seguro e com o tempo ele terá construído essa nova habilidade.

Sempre que ele contruir uma nova habilidade, após ele se apropriar dela, sugira uma nova.

Deixe nos saber o que você achou, sua opinião é muito importante para nós.

Tem alguma dica para superar o perfeccionismo? Compartilhe-os nos comentários abaixo.

Fonte: https://www.friendshipcircle.org

Foto: Google


Tenho um filho com necessidades especiais e perfeccionista. Como posso ajudá-lo?

Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *