O livro

Meses atrás fui presenteada com o livro sobre a história da Tereza e do Caio.

O livro poderia ser mais um sobre o amor de uma mãe por um filho, de como eles superaram várias adversidades na vida.

Mas não, o livro é um relato real, de tudo que acontece na vida de uma mãe especial, de como é difícil criar um filho especial. Todas as batalhas diárias para que possa ser oferecido a ele as melhores condições. E como superar tudo isso, ainda com um sorriso no rosto.

Se criar um filho com necessidades especiais já é difícil, imagine o que passa uma mãe que tem um filho com síndrome rara. Poucas pesquisas, incerteza do que vai acontecer, da expectativa de vida, da aceitação da família, qual a melhor opção de tratamento.

Mas o que chama mais atenção no livro é o fato de Tereza fazer com que as pessoas não finjam que Caio não existe, a maneira como ela o inclui na sociedade.

Durante a narrativa, você consegue sentir tudo que Tereza passou e passa para oferecer a Caio, o melhor… Suas escolhas, renúncias.

***

Mãe de primeira viagem, Tereza Melo, tinha 26 anos quando seu filho Caio Melo nasceu.

Imagina você ter um filho dito normal e após um tempo ele começa apresentar alguns retrocessos em seu desenvolvimento?

Com 2 anos, Caio diagnosticado com uma doença genética rara, a Síndrome de Van Der Knaap. Uma síndrome rara que havia sido descoberta há pouco tempo.

O diagnóstico foi uma grande surpresa para Tereza, que hoje tem 50 anos. Atualmente, Caio, mesmo tetraplégico, aos 24 anos, tem uma vida bastante ativa.

Empresária, mãe e escritora, Tereza resolveu contar para o mundo a sua trajetória juntamente com a do seu filho por meio do livro intitulado “Raro, não invisível!”. O livro é vendido por ela e pela internet pelo site da livraria cultura.

Objetivo

O objetivo de Teresa com essa publicação é ajudar outras famílias a se fortalecerem mesmo em meio as adversidades, dificuldades e o preconceito.

A sociedade precisa perceber que existem essas pessoas especiais, esse universo que á tão visível. E meu filho ele não é invisível, ele é um ser humano, ele precisa vivenciar a vida. Então é uma forma de chamar a atenção para a sociedade que existe uma vida após diagnóstico, por mais que seja devastador. Caio é uma prova disso”, enfatizou a escritora.

Sorridente e descontraída, ela afirma que seus projetos não param somente no livro, mas que tem pretensão em dar continuidade em outras ações para ajudar outras mães que estão na mesma condição que ela.

Todavia, a mãe e escritora também fala sobre os desejos do jovem. “Caio já é adulto, nossas conquistas e sonhos, o que seria da vida sem os sonhos? Caio já está matriculado para o ensino médio, ele já escolheu sua profissão, bombeiro”, revelou.

Tereza, que estuda Serviço Social ainda pretende terminar a faculdade e elaborar projetos destinados para “mães especiais”, como ela.

Acredito que todas as mães deveriam ler, não só apenas as mães especiais. O livro tem muitas coisas a nos ensinar.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.


“Raro, não invisível!” Conheça a real história de superação entre mãe e filho

Post navegação


Um pensamento em ““Raro, não invisível!” Conheça a real história de superação entre mãe e filho

  1. O livro é um exemplo de vida, amor ao próximo e superação. Amei conhecer um pouco da história desses dois guerreiros. Parabéns Tereza Melo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *