Conheça o drama de Caique, um jovem de 20 anos, que vive em São Bernardo do Campo, SP que está perdendo a visão.

Caique nasceu com toxoplasmose congênita e aguarda cirurgia pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Enquanto ele aguarda está perdendo a visão. Mas o ponto positivo nesse triste caso é que a chance do rapaz voltar a enxergar é grande caso consiga realizar a vitrectomia em breve.

Vitrectomia é o nome que se dá à técnica de cirurgia do corpo vítreo, o fluído gelatinoso que preenche o interior do globo ocular.

A doença de Caíque é decorrente da doença que sua mãe teve durante a sua gestação: a toxoplasmose.

A visão do olho esquerdo ele não enxerga mais e no olho direito ele vê bem mal. Contudo ele não consegue enxergar nem mesmo uma pessoa diante dele.

Ele precisa fazer uma cirurgia que poderá fazer com que ele possa enxergar novamente. A vitrectomia. Como o rapaz não tem plano de saúde depende do SUS – Sistema Único de Saúde para fazê-la, porém ele aguarda sua cirurgia há quase um ano.

O SUS alega que a cirurgia não foi realizada ainda pois ele precisa de um tubo e a troca do seu cristalino por um artificial, mas esses materiais ainda não foram autorizados.

Cirurgia

Durante sua vida os médicos disseram que ele não perderia a visão, que seu quadro estagnaria, mas não foi o que aconteceu. Sua situação foi mudando com o passar do tempo, e as atividades que ele fazia as coisas sozinho, jogava videogame, futebol, passeava na rua. Agora ele precisa de ajuda para fazer tudo em sua vida.

A perda da visão transformou a vida do rapaz, primeiro foi o olho esquerdo e agora é o olho esquerdo. Ele só consegue ouvir. Ano passado ele ainda conseguia enxergar as coisas a um metro dele. Agora conta com a ajuda da família e dos amigos.

Caique espera uma cirurgia na Fundação ABC desde meados do ano passado, mas ela foi cancelada. O especialista relatou a família que há possibilidade de reversão em seu caso. Com a cirurgia, ele tem 20% de manter o que, tem 20% de ficar cego para sempre e 60% de poder recuperar sua visão.

A demora da liberação da cirurgia pelo SUS poderá comprometer o resultado da vida do rapaz para sempre. O processo da liberação já foi feito. Os exames pré-operatórios estão em ordem. Agora Caique e sua família só estão aguardando a liberação do tubo e o cristalino artificial, para a realização da operação.

Esperamos quem em breve Caique faça sua cirurgia e volte a enxergar.

Deixe-nos saber o que você achou, porque sua opinião é muito importante para nos.

Fonte: www.r7.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Rapaz pode ficar cego esperando cirurgia

Post navegação


2 pensamentos “Rapaz pode ficar cego esperando cirurgia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *