Por Dra. Robertha Tulio
Muitos pais buscam ajuda odontológica para seus filhos, com necessidades especiais e se frustram nesse percurso, com a ausência de profissionais qualificados e capacitados para o atendimento.
Os pacientes com necessidades especiais precisam de uma atenção máxima e precisam estar sempre acompanhados por um cirurgião Dentista, pois suas condições tanto físicas quanto psicológicas são totalmente desfavoráveis ao bom condicionamento da saúde bucal, o que na maioria dos casos gera problemas freqüentes.
NITROSO OU GERAL???  SEMPRE PRIMEIRA ESCOLHA NITROSO! VEJA PORQUÊ!!
DÚVIDAS FREQUENTES
1- COMO FUNCIONA?😲
A Sedação Consciente consiste no uso do Óxido Nitroso combinado ao Oxigênio em proporções variáveis, sendo usado de acordo com a tolerância de cada paciente, proporcionando relaxamento significativo,  consciência responsiva a comandos durante o tratamento, analgesia, controle do medo, “stress” e da ansiedade, além do efeito de amnésia temporária, onde o paciente não se lembrará de nada durante o procedimento. O gás libera endorfina, que é um hormônio semelhante a morfina, com potencial efeito analgésico.
2- A RECUPERAÇÃO DOS SENTIDOS É DEMORADA?😬
A analgesia inalatória com oxido nitroso  é a única técnica de sedação, que permite a completa recuperação do paciente em curto espaço de tempo após a sedação. O paciente poderá dirigir, realizar suas atividades normalmente, e no caso de crianças, sua rotina não será modificada, pois 99% do óxido nitroso terá sido expelido do organismo, através da respiração.
3- A SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO OFERECE ALGUM RISCO??😷
Assim como a prescrição de fármacos, se administrado por um profissional não capacitado e habilitado, pode oferecer riscos. Mas O USO DESSA SEDAÇÃO É COMPLETAMENTE SEGURA, CONSIDERADA A MAIS SEGURA DENTRE AS DEMAIS!
Lembrando, que  qualquer técnica anestésica e/ou qualquer tratamento possuem risco embutido em si.
Não há nenhum relato de morte na literatura Mundial atribuída à sedação exclusivamente com óxido nitroso + oxigênio.
4- QUAL A DIFERENÇA ENTRE A  SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO E A SEDAÇÃO GERAL?? 😶
A sedação com óxido nitroso e oxigênio é considerada sedação leve a moderada, e é um método que quando utilizado produz leve  sonolência, redução da dor, anestesia local, redução da ansiedade. Muitos pacientes adormecem, outros continuam acordados, porém cooperativos, respirando normalmente e com todos os seus reflexos de proteção íntegros e o mais legal é que os pais podem ficar juntinho dos pequenos no momento da sedação, que é extremamente agradável!!
A SEDAÇÃO GERAL, é sedação profunda em âmbito hospitalar e o paciente fica inconsciente e não responsivo a nenhum comando e os pais não podem ficar presentes durante o procedimento.
5- COMO É FEITA A  ADMINISTRAÇÃO DA  SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO?😮
É usada uma máscara nasal, idêntica a máscara usada em Nebulização. O gás é super agradável e o resultado em pacientes especiais e principalmente autistas, são muito rápidos e intensos, o que favorece um tratamento muito tranquilo, sem traumas e ideal.
Através dessa máscara, os gases vão se encontrar e através da respiração  nasal, o paciente inala e vai sentindo os efeitos deliciosos dessa sedação. O CD  controla a mistura de gases (oxigênio + óxido nitroso), oferecendo concentrações de óxido nitroso entre 0 (zero) e 70%, garantindo que o paciente receba no mínimo 30% de oxigênio.
6- A SEDAÇÃO COM NITROSO PODE SER FEITA POR QUALQUER DENTISTA?? 😪
NÃO. A lei 5081, que regulamenta o exercício da odontologia no Brasil garante o uso da hipnose e da analgesia, desde que indicada e o profissional esteja HABILITADO PELO CFO.  A resolução do CFO 51/2004 regulamentou os cursos de habilitação e pôs fim à polêmica sobre a legalidade do uso da técnica pelos dentistas.
7- EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES??
De acordo com Malamed em 2003 e Clark & Brunick em 2004 as contra indicações são apenas relativas e não absolutas.
• Pacientes de personalidade compulsiva – em especial àqueles que não se permitem a perda do controle.
• Pacientes portadores de claustrofobia – que não tolerem a colocação da máscara nasal.
• Crianças com severo problema de comportamento.
• Pacientes com severas desordens de personalidade.
• Pacientes que não necessitam do uso de técnicas de sedação
• Pacientes portadores de DPOC classificados em ASA III e IV.
E AINDA RESSALTAMOS, que os pacientes com crises asmáticas, resfriados, respiradores bucais, e outros em crises no dia do procedimento não devem fazer uso, pela ineficácia.
8- A SEDAÇÃO COM NITROSO PODE SER FEITA EM DIABÉTICOS E HIPERTENSOS?😪
Sim. As Técnicas de redução de dor e estresse fazem parte da tática de bom atendimento a esses pacientes. O importante é que haja uma interação entre CD e médico para que o paciente esteja assistido adequadamente e controlados no dia do procedimento.
9- PRECISA DE ALGUM PREPARO ANTERIOR??
Não. Não é necessário nenhum preparo, apenas  que o paciente tenha se alimentado bem e esteja livre de qualquer “crise” no dia do procedimento.
😷 A sedação com óxido nitroso não é um procedimento novo, pelo contrário, já vem sendo usada há anos sem qualquer relato de problemas ao paciente. Atualmente não encontrávamos nenhum estudo científico que comprovava a eficácia do Óxido nitroso em pacientes com TEA, mas já temos mais de 30 casos documentados e prontos para serem publicados sobre a EFICÁCIA PLENA, SUPER SEGURA E RÁPIDA DO NITROSO NOS PACIENTES COM AUTISMO, o que vem trazendo tranquilidade e muita esperança aos pais desses pacientes que há tanto tempo precisavam buscar o meio mais drástico para o tratamento odontológico, pela via hospitalar.
10- SÓ A SEDAÇÃO COM NITROSO É SUFICIENTE PARA UM TRATAMENTO DE SUCESSO??😷
Não. Para tudo na vida é preciso Manejo. Principalmente esses pacientes que são super especiais, é preciso além de capacitação e a habilitação, alguns requisitos para o sucesso:
* PACIÊNCIA
*CARINHO
*AMOR
e com algumas técnicas, dentre elas a que mais gosto chamada técnica do espelhamento, vamos fazendo com que o paciente se sinta seguro e assim é estabelecida a confiança no profissional, o que já é 90% de sucesso.
Mesmo se na primeira não sair como planejou, não desista do seu paciente!! Use todos os requisitos acima e tenho certeza que fará tanto sucesso nos tratamentos, quanto eu faço!!
Lembre-se: ” SE AMAR O QUE FAZ, NÃO PRECISARÁ TRABALHAR UM SÓ DIA NA VIDA!”♥️
👩‍⚕Dra. Robertha Tulio
Mestranda em Odontopediatria
Habilitada em Sedação com Óxido nitroso pelo Conselho Federal
Membro da associação brasileira de Analgesia e sedação consciente na Odontologia
Pós graduanda em Dentistica pela ABONI
Imagem: http://rsaude.com.br 

***

Esse texto faz parte do projeto Redator Especial da Crianças Especiais, que consiste na disponibilização de textos enviados para nós pelos autores visando o oferecimento de textos com qualidade ao nosso público.

Texto autoral. Sua reprodução só será permitida mediante autorização do autor.

Para entrar em contato com a autora:

😷✔️ FORMA & SORRISO ODONTOLOGIA ESTÉTICA E PEDIÁTRICA
Situada na Rua Angelo Gregório 175 loja – Comendador Soares – Nova Iguaçu – RJ
Tel 021 98722-5202 ou 3773-1825
Instagram: Dra._RoberthaTulio

Por que a sedação inalatória com óxido nitroso em pacientes com TEA/ESPECIAIS é a melhor opção?


Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *