Crianças Especiais

Perguntas frequentes sobre psoríase

Perguntas frequentes sobre psoríase

A psoríase é contagiosa?

Não, a psoríase é uma doença do sistema imunológico, ou seja, não é algo que você possa contrair de alguém.

A psoríase é mais comum em homens ou mulheres?

A incidência da psoríase é igual em homens e mulheres.

A psoríase tem graus ou intensidades?

Sim, ela pode ser leve, moderada ou grave. A Fundação Nacional Americana de Psoríase considera que a psoríase leve é aquela que afeta menos de 3% do corpo, de 3-10% é considerada moderada e mais de 10% é considerada grave.

O que pode ativar ou piorar os sintomas da psoríase?

Os ativadores da psoríase variam de pessoa para pessoa e podem incluir estresse, lesão na pele, alguns tipos de infecções e determinados medicamentos.

Quais são as partes do corpo mais afetadas?

Apesar de poder se manifestar em qualquer local do corpo, a psoríase é mais comum no couro cabeludo, nos joelhos, cotovelos e tronco.

Psoríase é apenas um problema da pele?

Não. A psoríase é uma doença imunológica crônica que se manifesta principalmente na pele. Contudo, até 30% dos pacientes com psoríase desenvolvem artrite psoriásica, que afeta as articulações e a pele. A inflamação da psoríase pode também estar associada a outras condições e doenças sistêmicas, como obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia (aumento de triglicérides e colesterol) e diabetes.

Os sintomas da psoríase podem piorar no inverno?

Sim. Fatores comuns do inverno, como o ar seco, a exposição reduzida à luz solar e às temperaturas mais baixas podem contribuir para exacerbações da psoríase nesta época.

Crianças podem ter psoríase?

A psoríase pode se desenvolver em qualquer idade, mas, na maioria das pessoas, os sintomas se manifestam pela primeira vez até os 35 anos de idade.

A psoríase é hereditária?

Uma em cada três pessoas com psoríase relata ter um parente com a doença. Converse com seu médico sobre seu histórico genético.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar