Inclusão SocialSíndrome de Down

Jovem se torna a primeira Relações Públicas com síndrome de Down

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Luísa Camargos é uma linda mulher empoderada e decidida, de 25 anos, com síndrome de Down.

Durante os últimos quatro anos ela cursou Relações Públicas, na Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

No último dia 19,  ela apresentou seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso para uma banca composta por: Anita Cardoso, presidente do Conrerp, Flávio Murta  professor e orientador, Wilson Mingote, professor e coordenador e Juliana Dias Professora.

O tema escolhido por Luísa foi Comunicação nas Organizações. Durante sua apresentação ela pôde defender seu ponto de vista sobre o tema.

https://www.instagram.com/p/Bv4Q4MdDN0O/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

O seu TCC foi aprovado com louvor pela banca examinadora.

Quem pensa que essa conquista de Luísa foi fácil está enganado. Segundo a jovem o processo foi de superação diária, com a ajuda da família, das professoras particulares, dos professores da faculdade, dos coordenadores, da diretora e dos funcionários.

“Aprendi muito e sei que ensinei também, a inclusão venceu”!, conta Luisa

Luisa fez um post em seu Instagram um post emocionante dizendo: “Espero ter aberto portas para outras pessoas com Down mostrarem sua capacidade acadêmica e para quem não tem Down mas tem medo de não enfrentar uma faculdade espero ter dado coragem. Só tenho a agradecer a Deus por tudo! Por toda inteligência que me deu e pelas pessoas que colocou no meu caminho para me ajudar”.

Após essa aprovação Luísa tornou-se a primeira profissional de relações públicas, graduada e registrada, no Brasil

 

https://www.instagram.com/p/By9E_SSJBp5/?utm_source=ig_web_copy_link

Futuro

Luísa agora dá palestras, por meio delas ela conta a sua história e compartilha um pouco da sua vida. Ainda compartilha sua rotina em seu Instagram.

A jovem  é prova que quem é Down tem o mundo inteiro para desbravar e conquistar. Ela conversa com mães e pais de filhos Down, tira dúvidas e explica como é o processo de vida dela. Ela também mostra que inclusão é algo natural e que sua vida é como de qualquer outra pessoa.

https://www.instagram.com/p/BxNL8dBD5y4/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

O projeto Bagaceira

Recentemente, junto com sua irmã Alice elas lançaram o projeto Bagaceira. O Bagaceira é um projeto que busca empodera os adultos com síndrome de Down, desenvolvendo autonomia, independência, responsabilidade e alegria na vida adulta.

As saídas são só com os jovens (pais são vetados) para bares, botecos, baladas, para colocar o papo em dia, viver experiências novas, tomar decisões sozinhos, aprender um pouco mais sobre o mundo sem a proteção dos pais e principalmente se divertir muito.

https://www.instagram.com/p/Bx3JmudDc62/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Acima de tudo, Luísa é uma inspiração e exemplo de superação. Ela sempre diz: Todos temem a síndrome de Down! Eu amo ser síndrome de Down“.

Luísa hoje é a primeira Relações Públicas Brasil com Síndrome de Down e uma das apenas 70 pessoas com síndrome de Down que entraram em universidade.

Após a formatura ela quer tirar carteira de habilitação, uma vez que pretende trabalhar como Relações Públicas e fazer uma Pós Graduação ou MBA.

 

Inspiração

Complementado suas ações, Luísa tem ajudado muitas mães com receios e novidades, ela está inspirando muitas pessoas a acreditarem que tudo é possível, mostrando que inclusão está em todo lugar, isso enche nosso coração de amor e alegria.

Portanto, ela é  a prova viva que uma pessoa com síndrome de Down com uma família participativa e acolhedora, as terapias corretas, pode ser o que desejar.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Texto autoral, autorizada a reprodução desde que citada a fonte.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo