DeficiênciaDeficiência FísicaGeral

Empresa chinesa cria tecnologia para ajudar crianças surdas lerem


Huawei fabricante de equipamentos eletrônicos chinesa lançou há poucos dias aplicativo gratuito que visa auxiliar crianças surdas a aprenderem a ler e usar a linguagem de sinais.

O aplicativo foi denominado de StorySign, ele usa recursos de realidade aumentada e inteligência virtual para traduzir o texto de livros infantis com o auxílio de um celular.

No momento o aplicativo funciona apenas em livros específicos, lançados com ele. Com o StorySign aberto, a criança aponta a câmera do celular para o texto do livro e uma personagem virtual interpreta na tela do aparelho as palavras selecionadas na linguagem de sinais. A assistente virtual, chamada de Star, foi criada pelo estúdio de animação Aardman, responsável pelos personagens Wallace e Gromit.

“Nada como o StorySign existe, e é importante mostrarmos que, com o uso de inteligência artificial e tecnologias inovadoras, nós podemos abrir o mundo dos livros a crianças surdas. Seu conceito é incrivelmente simples, pois é um aplicativo gratuito que pega textos de obras infantis selecionadas e as traduz em linguagem de sinais. É uma maneira de ajudar crianças surdas a começarem a aprender a ler”, resume o diretor global de produtos da Huawei, Peter Gauden.

O desenvolvimento do sistema foi feito com a colaboração de entidades europeias, como a Associação Britânica dos Surdos. A Huawei já oficializou uma parceria com a editora Penguin para lançar mais livros habilitados para o aplicativo e levá-los a outros mercados, como o brasileiro.

Por enquanto, o StorySign não está está disponível para o IOS, está disponível só para celulares com Android e faz traduções para dez linguagens de sinais diferentes: inglês britânico, francês, alemão, italiano, espanhol, português, holandês, irlandês, flamengo-belga e suíço-alemão. Para cada um desses países, foi lançado um livro infantil, que deve ser adquirido em separado.

Olha que legal o vídeo da marca explicando como o aplicativo funciona.

A Huawei foi fundada em 1988 em Shenzhen, na China. Seu foco é fornecer equipamentos para redes e telecomunicações, e se tornou a maior do mundo neste ramo, ao superar a sueca Ericsson em 2012. Mas nos últimos anos, tornou-se também a segunda maior fabricante de celulares do mundo, passando a Apple e ficando atrás apenas da Samsung.

Aqui no Brasil ela não tem muito destaque por não vender smartphones. Ela apenas trabalha com tecnologias de ponta para as operadoras.

Esperamos que em breve esse livro chegue no Brasil, e que seja acessível para todas as crianças que precisem. Estamos de olho.

Deixe-nos saber o que você achou. Sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: Tecmundo / Imagem: Huawei



Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar