Uma enfermeira do Alasca, nos Estados Unidos, está usando as redes sociais para encontrar voluntários para um projeto mais do que especial: criar perucas que imitam o cabelo de princesas dos contos de fadas para crianças em tratamento contra o câncer.

Em entrevista à rede de TV americana “NBC News”, Holly Christensen contou que iniciou o projeto depois que a filha de uma amiga foi diagnosticada com a doença. Holly, que trabalhava com pacientes com câncer, sabia que o tratamento não seria fácil para a menina, de apenas 2 anos, e resolveu fazer algo para ajudar no momento tão difícil.

“Uma vez enfermeira, sempre enfermeira. Trabalhar com câncer é algo comovente e que muda a vida das pessoas. No ano passado, soube que a filha de uma amiga de faculdade foi diagnosticada com a doença. Ela é toda ‘mocinha’, ama princesas e estava prestes a perder todo seu lindo e longo cabelo para a quimioterapia”, contou.

Para ajudar a menina a enfrentar o tratamento, Holly fez uma peruca com lã amarela, que lembrava a longa trança da personagem Rapunzel. Ela conta que aprendeu a fazer os penteados das princesas para fantasiar as filhas no Halloween e usou a experiência para montar o acessório. O presente fez tanto sucesso que Holly recebeu pedidos de diversas famílias para confeccionar perucas para crianças que passavam pela mesma situação.

12189879_774850992640294_4523561448438255786_n (1)

De acordo com a enfermeira, a quimioterapia deixa a pele muito suave e sensível e, por isso, muitos pacientes escolhem não usar as perucas tradicionais. Quando começou a fazer os acessórios para as crianças, Holly escolheu montá-las com lã, que incomodaria menos a cabeça das pequenas.

Por causa dos muitos pedidos, Holly precisou montar uma oficina e aumentar a produção. Além dos penteados inspirados em princesas, a americana está desenvolvendo uma peruca com as cores do arco-íris, pedido especial para uma menina de 4 anos. Com a popularização do projeto, não foi apenas o número de famílias que buscam pelas perucas que aumentou, a ajuda também. Segundo a enfermeira, até um grupo de artesanato formado por presidiárias entrou em contato para se voluntariar.

“Levar um pouco de magia em um momento tão difícil da vida é muito gratificante. Tem sido quase igualmente gratificante e mágico conhecer as pessoas que querem ajudar”, disse Holly.6039051_1442460035-023_funddescription

Este mês de setembro o projeto de fios mágicos está comemorando 3 anos de atividades e a intenção agora é realizar 1-2 workshops para ajudar algumas dezenas de crianças locais a lutar contra o câncer no Alasca.

Desde seu início  projeto conta com mais de 25.000 voluntários em mais de 45 países que trabalham juntos para criar cerca de 10.000 perucas de princesas e gorros de super-heróis.

Para continuar o projeto, que foi batizado “Projeto dos Fios Mágicos” (“The Magic Yarn Project”) a enfermeira agora pede a colaboração das pessoas por meio das  redes sociais e através de uma campanha de financiamento coletivo.  Para doar basta entrar em contato com eles em sua página no Facebook.

 

Fonte: NBC News – Imagens: Reprodução Facebook The Magic Yarn Project

 


Enfermeira cria perucas com penteados de princesas para crianca com câncer

Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *