Crianças EspeciaisDeficiênciaDireitos

Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Em 2022, no mundo, dia 19 de Maio, é Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, data celebrada toda a terceira quinta-feira do mês de maio.

A data surgiu na Califórnia, em 2012, a partir da reflexão do desenvolvedor Joe Devon sobre a falta de acessibilidade no mundo digital.

Entretanto, por ter surgido nos Estados Unidos o nome original do dia é Global Accessibility Awareness Day (GAAD) A acessibilidade é um direito de todos, garantido pela . Em respeito a acessibilidade digital, tema do Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, ela é fundamental para que as pessoas com deficiência visual possam navegar na internet de forma autônoma. A acessibilidade digital inclui diversos ferramentas entre elas, recursos de ampliação e contraste, acessibilidade pelos leitores de tela e descrição das imagens. O caminho por um mundo mais acessível ainda é longo, por isso é tão significativo falar sobre o tema.

O propósito da data

O propósito desta data é de falar, pensar e aprender sobre acessibilidade digital (web, software, dispositivos portáteis, etc.) e os diferentes tipos de usuários, incluindo pessoas com deficiências. A audiência que queremos atrair para o GAAD são as comunidades de design, desenvolvimento, usabilidade, e também os que criam, apoiam financeiramente e influenciam a indústria de tecnologia e seu uso. Apesar do interesse das pessoas no tema de tornar tecnologias mais acessíveis e utilizáveis para aqueles com deficiência, a realidade é que muitas vezes elas não sabem como ou por onde começar. O conhecimento sobre acessibilidade é o primeiro passo.

Relativamente, não existe muita informação disponível sobre acessibilidade. Você deve sair fora de seu caminho para buscá-la. Quantos de vocês sabem o que é JAWS? Após verificar a compatibilidade de seu website em navegadores de Internet (por exemplo, IE6, IE7, IE8), você também verifica seu conteúdo em um leitor de tela?

A realidade

O mais importante fazer um website acessível do que atrativo para navegadores antigos. Para algumas pessoas, uma Internet acessível faz uma grande diferença em suas vidas. O quanto você sabe sobre isso? Sabemos muito pouco.

Contudo, muitos esforços estão sendo feitos na linguagem  HTML5 com a finalidade de torná-lo acessível.  Vamos trabalhar juntos para arrumar este descuido em nosso conhecimento. Como comunidade, nós podemos trabalhar juntos para mudar o mundo.

Primeiramente, vamos concordar em um Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade. Este será o dia do ano em que desenvolvedores ao redor do mundo tentarão aumentar a consciência e o conhecimento em fazer web sites acessíveis.

Neste dia, promoveremos  com todos os desenvolvedores a revisão pelo menos uma página em seu site com uma ferramenta de acessibilidade. Depois de corrigir a página, serão encorajados a escrever um artigo sobre o que foi corrigido e inspirar outros a seguir seu exemplo.

Para saber mais sobre a data acesse: https://globalaccessibilityawarenessday.org/

Acessibilidade é um direito

Todavia, no Brasil, o Decreto Federal nº 5.296/2004 tornou obrigatório que todos os portais e sites dos órgãos da administração pública atendam aos padrões de acessibilidade digital. Depois disso, vários decretos, portarias e até uma lei – a Lei de Acesso à Informação nº 12.527, de novembro de 2011 – trataram do tema, abrangendo todos os sites e não apenas os governamentais. No dia 06 de julho de 2015 foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146) que torna obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo. Mas, mesmo existindo a legislação, isso não foi suficiente para que de fato a situação tenha sido resolvida até hoje.

Nessa data, vamos refletir, qual sítio (site) você considera acessível? Conte para nós.

Quer saber mais sobre acessibilidade? Conheça nosso curso “TUDO SOBRE OS DIREITOS CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA“, no curso há um módulo exclusivo sobre Acessibilidade.

Para saber mais sobre o nosso curso acesse: http://lp.criancasespeciais.com.br 

Deixe-nos saber o que achou, porque a sua opinião é muito importante para nós.

Texto elaborado pela equipe do Crianças Especiais, a reprodução está autorizada desde que citada a fonte.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo