Síndrome de Down

Descubra o que caracteriza e distingue as “Pequenas Irmãs Discípulas do Cordeiro”


Pequenas Irmãs Discípulas do Cordeiro é uma comunidade de religiosas foi fundada em 1985.

Em 1999 ela se tornou um  Instituto religioso de vida contemplativa em uma cidade de 77 mil habitantes localizada na região central da França que se chama Bourges.

Em 15 de dezembro de 2011, Dom Maillard, Arcebispo de Bourges, aprovou de maneira definitiva as Constituições do Instituto das Irmãs Pequenas Discípulas do Cordeiro.

Até aqui tudo ocorre como todos os institutos e congregações religiosas, mas as Irmãs Pequenas Discípulas do Cordeiro, além de terem seu carisma próprio e a sua espiritualidade característica, tem algo mais:

As pequenas Discípulas do Cordeiro recebem em sua congregação jovens com síndrome de Down oferecendo-lhes a possibilidade de seguir sua vocação religiosa.

O grupo é composto por religiosas com e sem síndrome de Down.  As novas noviças com Down são recebidas com muito amor pelas outras religiosas.

Uma historia e muitos resultados

Descubra o que caracteriza e distingue as ?Pequenas Irmãs Discípulas do Cordeiro?2.jpg

Tudo começou com o encontro de duas jovens: Madre Line (que agora é diretora) e Irmã Véronique, uma jovem com síndrome de Down, agora uma religiosa contemplativa.

Madre Line viu na alma da jovem Véronique uma verdadeira vocação.

Ela percebeu que precisaria de ajuda, muita ajuda, porque todas as comunidades religiosas em que Véronique havia tentado entrar estavam relutantes em recebê-la.

Assim,  a religiosa foi reconhecida pela igreja e pode se adaptar na comunidade.

A comunidade foi reconhecida em 1990 pelo então Arcebispo de Tours, Dom Jean Honoré, como uma associação pública de fiéis leigos, o que foi confirmado em 1995 pelo então Bispo de Bourges, Dom Pierre Plateau.

Em dezembro de 2011, Dom Armand Maillard, Bispo de Bourges, aprovou definitivamente a Constituição do Instituto das Irmãzinhas Discípulas do Cordeiro.

Em sua vida cotidiana, estas religiosas participam da Missa, rezam e realizam trabalhos de costura, bordados, confeitaria, entre outros.

A comunidade recebe assistência do mosteiro beneditino de Fontgombault.

No Campo espiritual, validez e incapacidade são termos relativos…

Madre Line afirmou, em declarações feitas ao jornal espanhol ‘La Razón’, em 2009, que “no âmbito espiritual, os termos de ‘validez’ e de ‘incapacidade’ devem se relativizar”, o que importa é servir a Deus com todo seu coração.

Um Conselho

Todavia, em 2005, por ocasião dos 20 anos de fundação do Instituto das Pequenas Irmãs Discípulas do Cordeiro, Dom Pierre Plateau animou a comunidade de religiosas contemplativas respondendo o chamado de Cristo afirmando que, “porque as ama, Jesus as chamou, provavelmente porque quer que sua pequena comunidade mostre para um mundo muito egoísta a ternura de Deus para todos os que o reconhecem e como os pequenos são capazes de demonstrar muito amor e até mais que outros. Esta é a maneira do Instituto proclamar a Boa Nova. (JSG)

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: https://www.gaudiumpress.org



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar