Aquatica, o primeiro parque aquático certificado para receber autista.

Dentro do maior complexo de diversão do mundo, localizado na Flórica encontra-se o Aquatica Orlando. Um parque aquático pertencente ao complexo Sea World. O parque obteve um certificado que o aprova como o primeiro parque preparado para receber crianças com autismo.

Certificado

O título foi concedido pelo IBCCES(International Board of Credentialing and Continuing Education Standards), organização que padroniza e regulamenta áreas da saúde, educação e ambiente corporativo para as necessidades de pessoas com deficiências cognitivas.

No parque, além de funcionários treinados para lidar com autistas, um dos benefícios que os pais encontram é um guia sensorial em cada brinquedo, que indica o nível de interação por toque, som, visão, sabor e estímulos olfativos.

Numa escala de 1 a 10, os pais ficam sabendo antes de entrar na atração se ela tem baixo ou alto estímulo sensorial e, assim, conseguem prever a reação dos pequenos. A ideia não é limitar o acesso das crianças, mas dar informações para que os pais decidam quais atrações os filhos irão aproveitar melhor.

View this post on Instagram

The joy of summer is here! Time to cool off at #AquaticaOrlando. #Summer #StayCool #WalkaboutWaters

A post shared by Aquatica Orlando (@aquaticaorlando) on

Outro diferencial é uma sala mais reservada, com poucos estímulos sensoriais, em que a criança pode descansar do agito do parque. Os visitantes que precisam de um pouco de tranquilidade e alívio da estimulação sensorial podem utilizar o quarto silencioso localizado perto do Kata’s Kookaburra Cove. Este quarto tem iluminação ajustável e uma área de estar confortável para você fazer uma pausa. A sala silenciosa é bloqueada para garantir a privacidade dos visitantes. Os visitantes que desejarem utilizar o quarto silencioso poderão fazê-lo por ordem de chegada.

Há também uma áreas mais tranquila no parque que fica atrás do Loggerhead Lane.

Antes de visitar o lugar, os pais podem fazer um download aqui, de um guia pensado para ajudar uma melhor experiência no parque.

Equipe capacitada

Os  funcionários do Aquatica Orlando recebem treinamento especializado tendo em vista  garantir que tenham o conhecimento, as habilidades, o temperamento e o conhecimento necessários para atender a todas as crianças, inclusive aquelas com necessidades especiais.

Os focos de treinamento incluem: conscientização sensorial, habilidades motoras, visão geral do autismo, desenvolvimento de programas, habilidades sociais, comunicação, meio ambiente e consciência emocional.

Além de atividades direcionadas a crianças autistas, o parque conta com acessibilidade para cadeirantes, pois foi projetado para permitir que todos aproveitem plenamente o parque, tendo sempre em mente os requisitos de segurança de nossos passeios e atrações. O parque também está preparado para receber crianças com alergias alimentares, dispondo de um cardápio diferenciado.

Por fim, deixe-nos saber  o que você achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: https://aquatica.com/orlando/help/guests-with-disabilities/certified-autism-center/

Imagem: Reprodução


Conheça o primeiro parque aquático certificado para receber autistas

Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *