Crianças EspeciaisFilmes e LivrosInclusão SocialSíndrome de Down

Ator com síndrome de Down estrela novo filme da Disney

O filme conta com a presença do ator Noah Matthews Matofsky

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Jovem ator ganha destaque na nova produção da Disney. Trata-se de Noah Matthews Matofsky de 15 anos, com síndrome de Down.

Todavia ele é o primeiro ator com síndrome de Down, T21 (trissomia do cromossomo 21) a ter um papel de destaque em uma produção da Disney.

O novo filme se chama “Peter Pan & Wendy e será disponibilizado na plataforma de streaming da Disney+ em 28 de abril.

Noah é Slightly, o líder dos Meninos Perdidos da Terra do Nunca.

Segundo entrevista ao Sun o ator recebeu a notícia do papel em 2021. E após a aprovação no elenco ele viveu no Canadá por seis meses trabalhando no filme. “Tive muitas falas para aprender muito rapidamente, mas foi emocionante e eu gostei mesmo muito”, partilhou o ator. “Foi uma experiência incrível.”

O ator Jude Law, que tem sete filhos, e interpreta o Capitão Gancho no filme, proporcionou as crianças e jovens do filme um dia especial. “Um dos meus dias favoritos foi quando o Jude contratou uma carrinha de gelados e trouxe-a para as filmagens, e depois ele próprio serviu-nos gelados”, contou Noah ao “The Sun“.

Noah é um dos agenciados da  agência especializada em inclusão britânica  Zebedee, onde trabalha como modelo. Quando soube do casting enviou seu vídeo, que foi selecionado.

Mercado de trabalho, representatividade e pessoa com deficiência

Hoje, quando analisamos o mercado de trabalho, mesmo com todas as leis protetivas existentes, o mercado de trabalho ainda exclui pessoas com deficiência.

Principalmente em relação a pressão estética imposta pela indústria do entretenimento, as oportunidades de emprego ficam ainda mais restritas à artistas que se encaixam nos padrões sociais de beleza e “comum”.

Contudo, a representatividade vem ganhando destaque em produções audiovisuais, para boa parte da população, mas essa não é a realidade da Pessoa com deficiência.

Cripface

Muitos estúdios preferem optar por pessoas sem deficiência interpretando pessoas com deficiência.

Com isso, os estúdios praticam o cripface (crippled (sinônimo de disable, que significa deficiência) e face(rosto)).

Ainda mais que hoje tem se discutido sobre o termo Cripface é usado para denominar prática onde personagens com deficiência que são interpretados por atores sem deficiência.  Por outro lado essa atividade é muito criticada, dentre outras coisas, por retratar de forma ofensiva pessoas com deficiência.

O que felizmente não aconteceu nesse filme quando contrataram o jovem ator com síndrome de Down.

Por fim, o  cinema é muito mais do que entretenimento. É através da arte que a sociedade pode se enxergar e se reconhecer como parte de um todo e é este sentimento de reconhecimento que faz com que ela toque e emocione o público.

E esse filme proporciona essa oportunidade!

Saiba mais:

A história da primeira modelo com síndrome de Down a firmar um contrato com uma agência

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo