Síndrome de Down

Multinacional contrata jovem com síndrome de Down em Joinville

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Mateus dos Reis Rodrigues é um jovem com 22 anos exemplo de superação. Ele é paulista mas ainda com dois anos veio morar em Joinville.

Com a ajuda da Associação Universo Down que Mateus foi contratado por uma multinacional na sua cidades. Ele trabalha há mais de dois anos Atuando na empresa. Mateus hoje fica na recepção e todos os dias arranca sorrisos de quem passa por ali.

“Eu trago alegria aqui na empresa. Um grande sonho meu é crescer aqui, ter um futuro, aplicar melhorias e etapas maiores na empresa. Depois, quero ser biólogo. Adoro fazer pesquisas”. Relata o rapaz

Para a coordenadora do Mateus, Andressa Leandro, o trabalho desenvolvido pela instituição foi fundamental, já que há o vínculo com a empresa. Foi por meio disso que Mateus chegou ali.

Atividade

Para nós, enquanto colaboradores, tem sido enriquecedor. Todos os dias quando chegamos aqui, o Mateus nos recebe sorrindo, dizendo que está ótimo. Por ser muito comunicativo, todo mundo o conhece. Ele é famoso na empresa. É transformador. Acho que nós acabamos ganhando mais do que ele”,destaca ela.

Em relação ao desenvolvimento de Mateus, segundo Andressa, o que mais se destaca são as ideias que ele traz. Além disso, por ser uma empresa internacional, as visitas de pessoas estrangeiras é constante. Andressa conta que enquanto os funcionários que falam em inglês às vezes postergam a apresentação, Mateus é o primeiro a querer falar. Ele começou a fazer cursos do idioma sozinho por meio da internet.

As pessoas ficam impressionadas. Ele não tem vergonha, não se limita a nada, diferente de muita gente. Isso nos faz repensar em vários aspectos”, detalha Andressa.

Todavia, mesmo tendo projetos de inclusão em plantas de outras cidades, a equipe alocada em Joinville teve de se adaptar para receber o Mateus, já que ele foi o primeiro na unidade do município. Em um primeiro momento foram realizadas palestras entre os funcionários e, depois, a mãe do jovem também foi ao local para apresentá-lo e contar sobre sua trajetória de vida.

“É importante que as pessoas saibam como é. Para elas não superprotegerem ele, mas saberem que ele é um colaborador como qualquer outro. A verdadeira inclusão é aquela em que há a troca entre a pessoa e a empresa. Não adianta incluir para cumprir cota. Tem que existir a troca e o cumprimento de metas anuais” afirma o garoto.

Para colaborar com a Associação Universo Down:

Banco do Brasil

Agência: 0038-8

Conta Corrente: 203777-7

CNPJ: 81144099000105

Associação de Síndrome de Down de Joinville – Adesd

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

 

Fonte: www.nsctotal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo