Todos os anos no dia 23 de abril é comemorado o Dia Nacional de Educação de Surdos,  também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo.

Mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil possuem algum grau de deficiência auditiva.

A data foi criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e integração no ensino regular. Atualmente, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEI – garante a divulgação da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, legalizada há alguns anos, o principal meio de comunicação dos estudantes com esse tipo de deficiência.

Durante esse dia são feitas atividades por meio de em fóruns comemorativos, exposições, encontros de adultos e jovens surdos com partilha de experiências, entre outras. As atividades visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual.

A linguagem

A linguagem é essencial para a vida em sociedade e é por meio dela que podem ser partilhadas as informações, emoções, ideias e experiências.

A utilização da Libras deve ser cada vez mais incentivada na sociedade e não utilizada apenas nas instituições escolares, pois esta, possibilita o surdo a interagir em sociedade, construir sua identidade, colaborando ainda para a melhoria da qualidade de vida da população surda, além de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças.

Muitas pessoas na década de 80 aprenderam o alfabeto da língua de sinais, ora por meio de música de apresentadora de TV ora por panfletos que eram distribuídos pelas ruas.

Por fim, Essas ações pareciam não tão eficazes, mas funcionaram nas decádas passadas. Políticas públicas estão sendo criadas para que a Libras seja ensinada nas escolas. Vamos aguardar e vero que acontece.

E ai você sabe a linguagem de sinais?

Deixe nos saber o que achou porque sua opinião é muito importante para nós.

 


23 de abril – Dia Nacional da Educação de Surdos

Post navegação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *