Geral

Sancionada lei que obriga uso de máscaras em locais públicos

Lei dispensa uso por pessoas com deficiência que impeça o uso correto da máscara e para crianças menores de três anos

Por Leticia Lefevre

Foi sancionada nesta sexta-feira (3) a lei que obriga o uso de máscaras em locais públicos em todo o território nacional. O projeto que deu origem à Lei 14.019/2020 foi aprovado pelo Senado no início de junho. O governo vetou 17 dispositivos da proposta, entre eles, a proibição da aplicação de multa à população economicamente vulnerável.

No entanto, a lei não se olvidou das pessoas com deficiência e menores de três anos que têm dificuldade para o uso das máscaras.

Com  previsão legal estabelecida §7º do artigo 3º a obrigatoridade do uso das máscaras em locais públicos em território nacional será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, bem como no caso de crianças com menos de 3 (três) anos de idade.

Essa é uma grande conquista para as famílias de pessoas com deficiência que estavam preocupadas com essa obrigatoriedade.

Essa Lei valerá em todo o território nacional.

Fonte: Agência Senado

Capa: Geovanna Antonela


Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar