Deficiência Auditiva

Primeiro aparelho auditivo com inteligência artificial chega ao Brasil

Primeiro aparelho auditivo com inteligência artificial chega ao Brasil

O primeiro aparelho auditivo do mercado que traduz até 27 idiomas e dispara um alerta caso o usuário sofra uma queda chega ao Brasil .

A grande ideia veio com um desenvolvimento tecnológico superior, introduzindo os recursos da Inteligência Artificial (IA) para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva.

O produto é fabricado pela empresa norte americana Starkey Hearing Technologiese distribuído no Brasil pela empresa Microsom. A indústria estabeleceu um centro avançado de P&D em Tel Aviv, Israel. O restante da equipe fica estabelecido na sede do fabricante, em Minneapólis (EUA). O foco da indústria é  tecnologia de biossensores, desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de processamento de sinais.

Esse novo produto será chamado de VIA AI, um aparelho auditivo com tecnologia inovadora. Ele traz recursos que vão muito além da amplificação sonora, com previsão de chegada para o último trimestre de 2019.

Sensores e APP

O diferencial desse aparelho auditivo são os sensores, que proporcionam um monitoramento das atividades executadas pelos usuários. Os sensores terão as informações identificadas em um aplicativo, chamado THRIVE. Esse APP (disponível gratuitamente para os smartphones das plataformas iOS e Android) trará ao usuário a possibilidade de interargir e controlar algumas regulagens preferidas por ele, em seus aparelhos auditivos.

As regulagens nos aparelhos auditivos, também administradas pelo próprio paciente proporcionará maior conforto e audibilidade. Conforme o ruído do local em que ele se encontra e em tempo real.

Entretanto, os paciente será inspirado a procurar por hábitos mais saudáveis, pois o APP conectado ao seu aparelho auditivo – VIA AI – poderá lhe apresentar pontuações correspondentes aos passos diários, as suas movimentações corporais e as atividades físicas executadas. Portanto, o APP Thrive fornece três tipos de pontuações: corpo, cérebro e bem-estar. Também irá monitorar a frequência cardíaca e pontuar inclusive as atividades do cérebro que envolvam o desafio de uma conversa em ambientes ruidosos e assim mostrará os benefícios de usar um aparelho auditivo e quanto tempo está ouvindo ativamente ou interagindo com outras pessoas.

Com o VIA AI e o APP Thrive, o usuário terá acesso a um tradutor simultâneo para até 27 idiomas em áudio e texto.

Detector de queda

Contudo, o aparelho terá sensores que detectarão a  ocorrência de uma queda inesperada. Se isso acontecer, imediatamente será enviada uma mensagem de alerta e oferece a opção de cancelar ou de ligar a contatos de emergência, registrados previamente, e também será identificada a sua localização. Com isso, o socorro chegará mais rapidamente.

A nuvem

O VIA AI possui um recurso de acesso remoto, através do armazenamento em nuvem (cloud computing), que permite ao Fonoaudiólogo responsável pelo usuário, a realizar ajustes na programação do aparelho auditivo, sempre que solicitado, a qualquer distância e sem que o paciente precise se deslocar até uma clínica.

Todavia, para obter o produto você poderá entrar em contato com a empresa Microson que tem mais de 65 representações pelo país.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte:https://g1.globo.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar