DeficiênciaInclusão Social

Parque Estadual de Ibitipoca inaugura cadeiras de rodas adaptadas para visitação de deficientes

Parque Estadual de Ibitipoca inaugura cadeiras de rodas adaptadas para visitação de deficientes

Siga-nos no GOOGLE NEWS

O Parque Estadual de Ibitipoca, localizado na cidade Lima Duarte, em Minas Gerais vai contar com duas cadeiras de rodas adaptadas para pessoas com deficiência. Com a nova medida de acessibilidade, os visitantes com dificuldade de locomoção vão poder andar pelo Circuito Janela do Céu, Roteiro das Águas e Pico do Pião.

As cadeiras que são adaptadas para trilhas, conhecidas como “Julietti“, vão proporcionar às pessoas com mobilidade reduzida a pontos mais altos e de difícil acesso do Parque.

Conforme o Estado, o local foi a primeira unidade de conservação a disponibilizar as cadeiras adaptadas, adquiridas com apoio de parceiros locais.

As Juliettis

Juntos há 15 anos, Guilherme Cordeiro, de 34, e Juliana Tozzi, de 36, se aventuravam estrada afora praticando montanhismo e escalada. Aos 29, Juliana teve câncer de mama. Superada a doença, eles decidiram ter um filho. Durante a gestação, ela descobriu uma síndrome neurológica rara. Benjamin nasceu no sétimo mês. Juliana ficou com sua mobilidade reduzida.

Nada disso, porém, foi empecilho para o trio encarar (e vencer) novos desafios. Em 2016, Juliana fez o primeiro teste com a julietti – uma cadeira adaptada para trilhas – no Parque Nacional do Itatiaia. O equipamento foi desenvolvido por Guilherme, que sabia das demandas para a prática de montanhismo. “No Brasil não tinha nenhum equipamento para acessibilidade. A cadeira na Europa ia chegar aqui por R$ 30 mil com frete e impostos”, lembra.

A iniciativa de desbravar montanhas juntos acabou ganhando visibilidade, e o casal resolveu ir além. Assim, surgiu o instituto Montanha para Todos (montanhaparatodos.com.br): um projeto para realizar o sonho de mais pessoas com mobilidade reduzida. O instituto sobrevive de doações. Com a verba arrecadada, cadeiras são doadas aos parques brasileiros para o uso comum e gratuito do público.

Hoje já são 40 juliettis espalhadas pelo Brasil. Futuramente, o casal quer lançar uma plataforma online que facilite o encontro de voluntários de condução com viajantes com deficiência.

Neste ano, Guilherme e Juliana vão subir as dez maiores montanhas do Brasil, passando pelas serras do Caparaó e da Mantiqueira e terminando o ano no monte Roraima. “Hoje a gente depende muito de amigos. É determinação, adaptação e amigos”, observa Guilherme, explicando como se lançam em tantas aventuras.

Parque Estadual de Ibitipoca

Considerado por sites especializados em viagem como o terceiro melhor parque da América Latina, Ibitipoca recebeu 14.235 visitantes no mês de janeiro de 2019. A expectativa do IEF é que este número aumente em 2020. Ainda segundo o IEF, é o parque mais visitado de Minas Gerais e, por conta disto, tem o número limite de 1.000 visitantes por dia. A área do parque abrange os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.

O parque é dividido em quatro circuitos: Circuito das Águas, Circuito Janela do Céu, Circuito do Pião e Circuito Alto das Águas. Nos três primeiros, as trilhas são estruturadas para facilitar o acesso aos atrativos e contribui para a conservação e manutenção das áreas naturais. O Circuito Alto das Águas não conta com sinalização, sendo necessário acompanhamento de condutor ambiental.

Localização:

Endereço: Conceição de Ibitipoca, s/n – Zona Rural, Lima Duarte – MG, 36140-000
Área: 14,88 km²
Horário: Das 7:00 às às 18:00
Maiores informações: (32) 3281-1101
Gratuito

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo