Síndrome de Down

Jovem é primeiro aluno com síndrome de Down a formar-se em Educação Física em Erechim

Jovem é primeiro aluno com síndrome de Down a formar-se em Educação Física em Erechim

A formatura dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da URI Erechim, realizada no último dia 8, foi marcada por um momento histórico para a Universidade quando colou grau em licenciatura, Pedro Henrique Baidek, que tem Síndrome de Down e que é aluno da URI desde os três anos.

Pedro Henrique, foi responsável pelo juramento das duas turmas de novos profissionais em Educação Física, foi construindo sua trajetória dentro da Instituição e identificou-se muito com o Judô onde obteve destaque nacional e internacional. Passou a ser funcionário da URI auxiliando o professor Giuliano Liotto como monitor da escolinha de Judô e acabou de ser aprovado no concurso para atuar como professor de Judô na Escola Básica do Campus.

O Diretor-Geral, Paulo Roberto Giollo, que presidiu a solenidade, disse, emocionado, que este foi um momento especial e mágico, pois evidenciou, de forma concreta, os três pilares de uma sociedade: a família, que transmite valores; a escola, que forma cidadãos capazes; e a própria sociedade, que junta-se a elas na preservação de valores. “Cito o exemplo de Pedro Henrique Baidek que sempre foi acolhido por todos com muito carinho, estímulo, paciência e amizade. E essas atitudes solidárias e humanas deixam a nossa Universidade honrada e feliz”, ressaltou.

Acrescentou, ainda, que a inclusão já vem sendo cumprida há muito tempo pela Universidade. “Assim como o Pedro Henrique, temos inúmeros alunos com alguma limitação que, na verdade, não os limita em nada, apenas nos ajuda a entender que todos merecem uma oportunidade de se integrarem na sociedade e serem felizes”, reforçou o Diretor.

Hoje, no Ensino Superior do campus, são 17 alunos inseridos nos mais diferentes cursos. Na Escola de Educação Básica estão outros 13 alunos com algum tipo de necessidade especial. Além disso, a URI Erechim conta com 31 funcionários com necessidades especiais atuando com competência nos mais diversos setores.

No Brasil, hoje, segundo estatísticas  do Movimento Down, existem 76 pessoas que concluíram a Universidade, e agora Pedro integrará esse rol.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte:http://www.uricer.edu.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar