BenefíciosSíndrome de Down

Jovem com Síndrome de Down é aprovado em Teatro na Universidade Federal de Alagoas

Jovem com Síndrome de Down é aprovado em Teatro na Universidade Federal de Alagoas

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Um jovem com síndrome de Down é o mais novo aprovado para o curso de teatro da UNIFAL – Universidade Federal de Alagoas.

Trata-se de José Artur Ciríaco do Carmo que recebeu a feliz notícia de que foi aprovado, por meio do SISU para cursar a Universidade. O fato de que o jovem tem síndrome de Down é um mero detalhe na sua jornada.

Estatísticas

Segundo estatísticas a síndrome de Down atinge aproximadamente mais de 300 mil brasileiros. E segundo levantamento feito pelo levantamento do Movimento Down, apenas 76 estão em uma Instituição de Ensino Superior (IES), agora o número subiu para 77, com José Artur.

Esse número pequeno é devido as dificuldades que pessoas com essa condição apresentam. Apesar da síndrome não ter grau, o comprometimento intelectual varia de pessoa para pessoa.

No entanto, Artur é um jovem bastante comunicativo e está radiante com sua conquista. Conhecido como Fera pelos amigos, de cabeça raspada e sorriso no rosto, ele conta que estudou muito para o ENEM. Ele adora um palco. Essa é a segunda grande conquista acadêmica de José Artur, que ingressou no curso técnico de Dança, também pela Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2019.

Vida escolar

O jovem estudante frequentou escolas regulares desde o início de sua vida escolar. Sua mãe, a psicopedagoga Simone Ciríaco, relata que em alguns momentos encontrou barreiras junto as escolas em oferecer um acompanhamento mais especializado para o aprendiz. Ou por falta de capacitação regular e especializadas dos professores ou pelo fato de quererem  avaliar o jovem da mesma forma que os outros que não tinham dificuldade de aprendizagem.

Todavia, independente de todas as dificuldades enfrentadas, José Artur sempre recebeu apoio e estímulos positivos para manter-se comprometido em sua formação.

Contudo, os problemas vividos por Artur, e todos os demais alunos que possuem qualquer tipo de deficiência, não impediram sua conquista. Ele é o primeiro aluno com síndrome de Down a ser aprovado, para um curso do Ensino Superior, na Universidade Federal de Alagoas.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Com informações: https://www.afolhahoje.com acessado em 10/02/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo