1) Hamir

Hamyr é um garotinho especial que anda de muletas, mas não deixa de brincar. Criado na década de 80 é o primeiro personagem com deficiência da Turma da Mônica. Um pouco esquecido na história da turminha.

2) André – Autista

André é um menino autista que foi muito bem acolhido pela galerinha da Turma da Mônica e os ensina a viver com as diferenças.

 

3) Luca – cadeirante

Luca é  deficiente físíco, paraplégico e ama esportes, acima de tudo o basquete. Em sua cadeira de rodas, ele ajuda a mostrar algumas dificuldades enfrentadas por cadeirantes no dia a dia.

 

4) Tati – síndrome de Down

Essa personagem, com síndrome de Down, coleguinha simpática da turma é inspirada em Thatiana Piancastelli,  filha de Patrícia e Fernando Haeiderich, que são coordenadores do Instituto MetaSocial, que há mais de 19 anos promove atividades de inclusão social no país.

5) Igor e Vitória

Criados especialmente para a ONG Amigos da Vida, em Brasília, são dois personagens com o vírus HIV.

 

6) Dorinha – Cegueira

Dorinha é deficiente visual, que reconhece seus amiguinhos pela voz e pelo cheiro. É inteligente e meiga. Está sempre muito bem acompanhada de Radar, seu cão guia.

 

7) Humberto – Deficiente auditivo

Criado em 1981, Humberto é surdo. Ele interage com seus amigos apenas com alguns “hum-hum”, mas nem por isso fica de fora das travessuras aprontadas pela turminha.

 

 

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Imagens: Maurício de Sousa Produções / Reprodução

 

 

 


7 personagens da Turma da Mônica com necessidades especiais

Post navegação


2 pensamentos “7 personagens da Turma da Mônica com necessidades especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *